ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Veado aparece em bairro da Capital e acaba atropelado

Redação | 19/11/2009 14:35

Um Veado-catingueiro foi atropelado hoje por volta das 7h na rua Santa Quitéria, no bairro Jardim Centenário, em Campo Grande. Ferido, o animal silvestre teve que ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Trata-se de uma espécie ameaçada de extinção.

Ele foi encaminhado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde permanece em observação. A veterinária que cuida dele, Roberta Martins, explica que se trata de um animal adulto, aparentemente não domesticado.

Ainda não foi possível verificar se é macho ou fêmea. Até o momento, ninguém se responsabilizou por ele e não se sabe de onde veio.

Com o atropelamento, o animal sofreu apenas um corte no lábio inferior. Contudo, ainda está bastante assustado e se debate cada vez que uma pessoa se aproxima, diz a veterinária.

Por este motivo, ele está em local isolado no Centro e permanece em observação. Nem fotofrafias foram permitidas, para não atrapalhar sua recuperação.

Quando estiver menos estressado, o veado irá passar por uma avaliação para verificar se tem condições de ser reintroduzido na natureza.

Incomum - Nenhum ocupante do carro que atropelou o veado nesta manhã ficou ferido, de acordo com os Bombeiros. Segundo testemunhas, o animal estava escondido em uma construção no bairro, quando saiu para a rua e provocou o acidente.

Para a veterinária do Cras, que está acompanhando o animal, ele pode ter saído de uma das áreas de mata protegidas da cidade, como a mata do Prosa. Segundo ela, vários veados vivem nesse local.

Outra possibilidade é que o animal silvestre tenha sido levado para o bairro por alguém que pretendia criá-lo, o que é proibido por lei. Apesar de não descartar essa possibilidade, a veterinária ressalta que o animal não aparenta ser domesticado, pois se assusta com a presença das pessoas.

Nos siga no Google Notícias