ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Venda de carne clandestina faz Polícia intensificar ação

Redação | 27/02/2010 08:49

Agentes da Decon (Delegacia Especializada de Atendimento ao Consumidor) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal)intensificarão as ações de combate à venda de carne clandestina. O flagrante feito em Brasilândia, onde mais de uma tonelada de produtos impróprios para o consumo foram apreendidos, motivou o reforço na fiscalização, que será voltada ao interior do Estado.

O delegado Adriano Garcia explica que as equipes já desenvolviam ações desde o ano passado. Até os policiais civis fizeram treinamento em frigorífico e acompanharam abates para compreender melhor as fases de deterioração da carne.

"A população não conhece o risco", diz o delegado em relação às doenças e os prejuízos que o consumo da carne clandestina podem causar às pessoas.

No mercado Soberano, da rede Smart, durante fiscalização feita na quarta-feira, foram encontradas carnes e peixes impróprios ao consumo. Parte da carne estava deteriorada, exalava mau cheiro e tinha até moscas.

De acordo com o delegado, embora não seja tão fácil identificar se a carne atende a todas as normas exigidas pela Vigilância Sanitária, quando a carne está impregnada de sangue é um forte indício de que é clandestina.

O dono do estabelecimento chegou a ser preso, porém, é liberado mediante pagamento de fiança porque se trata de um crime contra as relações de consumo, portanto, o comerciante pode responder ao processo em liberdade. Ele pagou R$ 1,5 mil, conforme determinação judicial.

Nos siga no Google Notícias