ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Vetorial tem 30 dias para acabar com "pó preto" no ar

Redação | 09/10/2010 07:44

A siderurgia Vetorial, em Ribas do Rio Pardo, ganhou prazo de 30 dias acabar com a emissão de partículas na atmosfera.

O Ministério Público Estadual entrou com ação civil pública e obteve liminar da Justiça contra o "pó preto" que é jogado pela empresa na região. As partículas estariam poluindo, inclusive, o Córrego da Areia, que corta o terreno da indústria.

A ação civil constatou, por meio de vistoria técnica realizada no dia 09 de agosto, que a emissão é originada dos auto-fornos responsáveis pela queima do carvão vegetal, utilizado como matéria-prima para a produção do ferro gusa.

Segundo o MPE, técnicos contataram que a estrutura dos auto-fornos é ineficiente para conter a liberação das partículas durante o processo de produção.

"O pó preto liberado pelos fornos é transportado pelo vento até os bairros de Ribas do Rio Pardo, que ficam próximos à empresa, acarretando para a população do município problemas que vão desde a sujeira nas casas e roupas no varal, até de saúde como alergias e agravamento de doenças respiratórias", justifica o Ministério Público.

A Vetorial terá de adequar toda a estrutura responsável pelo transporte, armazenagem e queima do carvão bem como de outros processos que possam causar a liberação de resíduos nocivos ao meio ambiente e à população local.

Nos siga no Google Notícias