ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Vídeo mostra Universal ensinando a incrementar doações

Redação | 13/04/2010 10:55

Denúncia feita ao Ministério Público Estadual de São Paulo mostra como foi planejada a pregação na Igreja Universal do Reino de Deus para incrementar a arrecadação junto aos fiéis durante a crise econômica de 2008.

Reportagem de hoje da Folha On Line mostram vídeos entregues ao MPE pelo ex-voluntário da Universal, Eduardo Cândido da Silva. As imagens são de um treinamento que reuniu bispos de todo Brasil por meio de videoconferência

Da sede, em São Paulo, o bispo Romualdo Panceiro ensina aos responsáveis regionais da igreja como convencer os fiéis, mesmo em tempos de pouco dinheiro.

Panceiro orienta para a utilização de argumentos como "o espírito da crise" vai pegar quem não doar a Deus. "Agora é o momento de trabalhar com a fé" e de aumentar o movimento na igreja, acrescenta.

Para basear a pregação pelo dízimo, ele conta que combinou com os pastores das regiões de já na entrada dos templos "colocar três bíblias abertas em Isaac", que semeou em solo ruim e foi agraciado por Deus com farta colheita.

Segundo a Folha, Panceiro é o segundo nome mais importante na igreja, provável sucessor do bispo Edir Macedo no comando da Universal.

Em Campo Grande, pastores se negaram a comentar o assunto. Apenas a assessoria de imprensa em São Paulo comenta as reportagens, mas solicitou que as perguntas fossem enviadas por e-mail.

Veja parte do vídeo entregue ao MPE de São Paulo.

Para a Folha de São Paulo, a Universal justificou que os fiéis têm "liberdade absoluta" e "da maneira que acharem correta" para fazer ou não doações financeiras à igreja.

"Como já explicado reiteradas vezes à Folha de S. Paulo, a Iurd é uma denominação evangélica neopentecostal que possui como doutrina a Teologia da Prosperidade. Ou seja, acredita na intervenção divina também para o bem-estar material do homem. O exercício de fé pregado por seus bispos e pastores tem como único fundamento a prática dos ensinamentos da Bíblia", informou a assessoria à Folha de São Paulo. (Com informações da Folha On Line)

Nos siga no Google Notícias