ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Vigilância sanitária avisa que vai vistoriar 13 asilos

Redação | 16/04/2010 14:38

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde avisa que a partir da próxima terça-feira começa a vistoriar as 13 casas que prestam atendimentos a idosos na Capital, chamadas de Instituições de Longa Permanência para Idosos.

A proximidade do inverno preocupa, porque muitas vezes os idosos ficam em condições precárias que contribuem para proliferação de doenças respiratórias.

Na lista de regras a serem fiscalizadas em relação a infraestrutura do local estão questões como acessibilidade e ambiente, área mínima dos quartos, dormitórios separados por sexo e quartos para no máximo quatro pessoas. Esses locais também têm de ter uma enfermeira responsável técnica, nutricionista e profissionais com formação universitária para atividades de lazer.

Sobre a rotina de trabalho de fiscalização "existem casas, por exemplo, que abrigam 15 idosos quando não deveriam ter mais do que oito", relata, via nota da assessoria, a chefe do Serviço de Estabelecimentos de Saúde da Sesau, Tânia Carla Micnov.

Em caso de irregularidades, é expedido auto de infração e, se não houver adequação num prazo de 24 horas, a casa pode ser fechadas, caso não estiver cumprindo pelo menos 50% da legislação.

De acordo com a gravidade das irregularidades encontradas, o auto de infração resulta em advertência ou multa que varia de três mil a aproximadamente sete mil reais. (Informação da Assessoria da Prefeitura).

Nos siga no Google Notícias