ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Vigilância Sanitária investiga morte por intoxicação com remédio ‘falsificado’

Vinícius Squinelo | 27/09/2013 21:07

A Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul investiga sete casos de intoxicação por uso de remédios provindos do Paraguai. Uma morte também é investigada.

Em Dourados, duas crianças procedentes de Ponta Porã foram internadas na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) de um hospital em estado grave com insuficiência respiratória aguda, cianose e sonolência, após aproximadamente uma semana tiveram alta. O medicamento utilizado pelas crianças foi o Mentovick.

Em Ponta Porã, cinco crianças que consumiram medicamento Mentovick a base de dextrometorfano apresentaram quadro de insuficiência respiratória, dispnéia e cianose (lábios arroxeados). Os casos são investigados pela Vigilância Epidemiológica, quatro deles foram confirmados e um óbito está sob investigação.

Procedimento - A Vigilância alertou os profissionais para os casos de intoxicação de crianças pelo uso de medicamentos fabricados no Paraguai, que contenham o princípio ativo Dextrometorfano na sua composição.

Os medicamentos a base deste princípio ativo, entre eles Mentovick, Tegnogrip, Medibron, Bronolex e Bronalar, estariam provocando fortes efeitos colaterais em crianças. Os casos se concentram na região de fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, onde há suspeita de que estes medicamentos teriam provocado quadros estados graves que variam de dispnéia, insuficiência respiratória, sonolência, coma e óbito.

Conforme a nota divulgada pelo Ministério da Saúde do Paraguai, os medicamentos com esse princípio estão proibidos de serem comercializados no país. As crianças que ingeriram o medicamento apresentaram sintomas de intoxicação caracterizada por dificuldade respiratória, sonolência e intensa cianose (coloração azul-arroxeada da pele e lábios).

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária Estadual orienta para que os profissionais de saúde, durante o atendimento de urgência/emergência pediátrica, incluam de imediato a pergunta a respeito do consumo de medicamentos do Paraguai para tosse ou gripe contendo Dextrometorfano. Essa questão deve ser inserida nos protocolos de atendimento de urgência/emergência nos prontos-socorros, UPA e UBS, durante os atendimentos de urgência/emergência e nas fases de pré-consulta e anamnese médica.

Nos siga no Google Notícias