ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Vigilância sanitária pretende proibir termômetros com mercúrio

Fernanda Mathias | 27/06/2016 12:50

Para evitar contaminação, a Vigilância Sanitária pretende proibir a fabricação, importação e a comercialização, assim como o uso em serviços de saúde, dos termômetros e aparelhos para aferição de pressão (esfigmomanômetros) com coluna de mercúrio.

Há uma semana foi lançada consulta pública e em 60 dias será formatada a proposta para regulamentar o assunto. A argumentação central é o risco de contaminação, ao passo em que existem outras alternativas.

Caso sejam proibidos, os termômetros com mercúrio retirados de uso deverão seguir a regulamentação vigente quanto ao descarte de resíduos sólidos de saúde.

A retirada de comercialização do mercúrio dos termômetros e esfigmomanômetros faz parte do compromisso do Governo Brasileiro firmado na Convenção de Minamata, em que 140 países, incluído o Brasil, firmaram compromisso para o controle do uso e redução de emissões e liberações do mercúrio para a natureza. Um dos compromissos é o banimento de produtos que contém mercúrio até 2020. “A proibição da substância é uma tendência mundial”, informa a Anvisa.

Nos siga no Google Notícias