ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Violência nas escolas será estudada e mapeada em MS

Redação | 03/09/2009 11:33

A violência na rede pública e privada de ensino em Mato Grosso do Sul será estudada e mapeada pelo Grupo Permanente de Enfrentamento da Violência nas Escolas.

Com o inventário nas mãos, será possível criar políticas públicas de prevenção, explica a coordenadora do grupo, Denise Souza e Silva.

Ela representa o Sindicato das Escolas Particulares do Estado, mas outras instituições também estão envolvidas neste projeto, como a Assembléia Legislativa, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS),a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Secretaria de Estado de Saúde e MPE (Ministério Público Estadual).

O grupo se reuniu ontem, no plenarinho da Assembléia Legislativa, para discutir o estudo. Na próxima quarta-feira, a equipe se encontrará novamente e já terá definida a data e o método a ser utilizado neste levantamento.

O objetivo, segundo a coordenadora do grupo, é "pontuar e identificar a ocorrência de violência nas escolas, de que forma ela acontece e quem são os atores".

"Para intervirmos em uma realidade temos que primeiro conhecê-la. A partir daí, com este levantamento em mãos, vamos propor uma política de prevenção da violência das escolas", explicou.

Ela também destacou o papel do Legislativo neste processo, que está sendo encabeçado, na Assembléia Legislativa, pelo deputado Júnior Mochi (PMDB).

Ele verificou que hoje há pelo menos 14 propostas em trâmite na Casa, envolvendo o tema violência nas escolas.

De acordo com o deputado, há muitas leis, mas não existe um indicador sobre a violência e de que forma ela se propaga nas instituições de ensino.

Conforme o parlamentar, a partir deste estudo, que será iniciado ainda este ano, será possível desenvolver políticas públicas para conter a violência nas instituições de ensino em todo o Estado.

Nos siga no Google Notícias