ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Vistorias da Funai devem começar por região de Amambai

Redação | 30/07/2008 08:15

Desembarcou ontem em Campo Grande o antropólogo que irá coordenar o trabalho de delimitação de terras guarani em Mato Grosso do Sul. Rubem Tomaz de Almeida é consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e responsável pela coordenação dos trabalhos na região de Amambaí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Caarapã, Juti e Caarapó.

O grupo, coordenado por ele, deve ficar, no máximo, 17 dias em vistorias na região e depois terá 8 meses para entregar o relatório específico do território indígenas nesses 6 municípios. Ainda não foi divulgado o cronograma do restante das ações, que vão identificar onde estão as terras indígenas e 26 municípios no total.

Os levantamentos iniciam nove meses após a Funai firmar um Termo de Ajustamento de Conduta com a Procuradoria Geral da República. Seis grupos de antropólogos vão executar o estudo para identificar quais áreas eram ou ainda são, tradicionalmente, ocupadas por índios da etnia guarani-kaiowá.

A expectativa é de que até 2010 os territórios devem ser demarcados e entregues aos índios.

\"O trabalho dos antropólogos é o começo de um longo processo\", disse o administrador da Funai em Campo Grande, Claudionor Miranda, em entrevista à Agência Brasil, lembrando que a demarcação segue um amplo caminho burocrático até ser concluída.

De acordo com ele, relatórios do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) apontam que a situação dos índios Guarani-Kaiowá está entre as mais precárias do país. As atuais reservas ocupadas pela etnia têm a maior concentração de habitantes por quilômetros quadrado.

"Lá, encontramos desnutrição, alcoolismo, muitos índios presos, mortes de forma violenta e até casos de suicídio", enumera o administrador regional da Funai. "O guarani-kaiowá que era nômade agora vive numa área em que só cabe a sua casa. Isto acaba atingindo a auto-estima deles."

O trabalho começa diante de articulações de ruralistas do Estado, principalmente na região sul. Na segunda-feira houve uma reunião em Naviraí e na quinta os prefeitos se reúnem em Ponta Porã, para mostrar à população os impactos negativos do processo de demarcações e definir estratégias para barras as vistorias.

No interior, o discurso usado pelos fazendeiros é de que a demarcação de território pode atingir 1/3 das terras do Estado, o que é contestado pela Funai.

Nos siga no Google Notícias