ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Vistorias do Incra em assentamentos prosseguem hoje em Iguatemi

Fabiano Arruda | 23/05/2011 09:57

As vistorias do Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em lotes de assentamentos na região Sul de Mato Grosso do Sul prosseguem nesta segunda-feira pelo município de Iguatemi, a 466 quilômetros de Campo Grande.

Os levantamentos são realizados pelo instituto desde o dia 2 deste mês e se concentraram, até sexta da semana passada, na fazenda Itamarati e outros assentamentos em Ponta Porã. Só na fazenda e ao redor do município são 3,4 mil lotes.

A partir de hoje, além de Iguatemi, as vistorias serão em Paranhos e Tacuru e levarão esta semana e a próxima. São mais de 1,6 mil lotes a serem visitados pelas equipes do órgão.

Os municípios de Naviraí, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul, Amambaí, Anaurilândia, Angélica, Glória de Dourados, Itaquiraí, Japorã, Juti, Paranhos, Rio Brilhante e Taquarussu também receberão as equipes do Incra.

Ao todo, no Sul do Estado, existem aproximadamente 14 mil. Os técnicos do órgão têm por objetivo vistoriar todos os 68 assentamentos da região, em cumprimento da decisão liminar proferida na ação cautelar da 1ª Vara Federal de Naviraí.

O levantamento, que tem encerramento previsto para 15 de agosto, investiga se os lotes estão com os donos originais ou abandonados e é uma exigência da justiça federal para liberar novas aquisições de terra. O processo é condicionado para destravar a reforma agrária.

O pedido partiu do MPF (Ministério Público Federal), após a descoberta de participação de funcionários do Incra e líderes de movimentos sociais na venda e regularização de lotes ocupados ilegalmente, através da emissão de documentos falsos. O esquema foi revelado durante a operação Tellus, realizada pela PF (Polícia Federal).

Nos siga no Google Notícias