ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Vítimas de acidente querem igualdade e reivindicam direito à promoção‏

Evelyn Souza | 17/08/2013 13:35
Marquinhos apresentou pedido para mudar a lei e atender as vítimas de acidente (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Marquinhos apresentou pedido para mudar a lei e atender as vítimas de acidente (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

Atendendo o apelo de 40 profissionais, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou, nesta semana, indicação ao governador André Puccinelli (PMDB) para mudar a lei e garantir a bombeiros e policiais militares, vítimas de acidente, direito a promoção na carreira.

Hoje, a Lei Complementar nº 53, de 30 de agosto de 1990, impede o crescimento profissional de servidores readaptados por causa de acidentes. “Trabalhamos a mesma carga horária e na mesma função dos colegas, mas sem direito a promoção. Queremos direitos iguais”, explicou o bombeiro Luiz Nelson Nunes Azevedo.

Em 2002, ele foi picado por uma cobra e precisou amputar parte do membro inferior esquerdo. Atualmente, ele trabalha normalmente no setor administrativo da Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Atuo com colegas que se formaram na mesma época. Observo eles crescerem na carreira, fazendo o mesmo trabalho que eu”, comentou.

A impossibilidade de promoção decorre do fato de eles não poder realizar curso interno por conta da deficiência, oriunda do acidente. O obstáculo são as provas físicas. Dessa forma, eles apelaram a Marquinhos para mudar a regra e abrir a possibilidade de promoção, sem a realização do curso.

“Aqueles que no exercício ou não da função sofrerem qualquer dano físico não podem deixar de contar com a proteção do Estado. Não se trata de benefício, nem de privilégio e sim uma questão de bom senso e justiça”, defendeu Marquinhos.

Nos siga no Google Notícias