ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Na volta às aulas, estudantes ansiosos para rever os amigos

Nadyenka Castro e Ricardo Campos Jr. | 07/02/2011 08:46

Amizade é assunto principal, mas meta é estudar muito

Estudantes "lotam" pátio do Joaquim Murtinho
Estudantes "lotam" pátio do Joaquim Murtinho

Esta segunda-feira é o primeiro dia de aula nas redes estadual e municipal de ensino. São milhares de estudantes que retomam hoje às escolas. Ansiosos diante da nova etapa, eles dizem que rever os amigos e fazer novas amizades é o principal objetivo nas primeiras semanas, mas a meta de todos é estudar muito e passar de ano.

“Estava ansiosa para encontrar os amigos e só”, afirma Íris Moraes, 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande, a maior do Estado. Segundo ela, a “saudade” dos amigos é porque não os encontra fora do período letivo. “Não costumo encontrar o pessoal nas férias”.

Apesar de neste primeiro momento estar preocupada em colocar o papo em dia, Íris diz que não descuida dos estudos. “Quero estudar muito. No último ano tem que estudar muito”. A adolescente que cursar Direito.

A principal preocupação hoje de Karine dos Reis Kalache, 14 anos, também está relacionada com amizade. “Espero que seja um ano bom e que eu consiga muitos amigos”, diz a menina que neste ano estuda pela primeira vez na Escola Estadual Joaquim Murtinho.

Karine saiu de uma escola particular e com poucos alunos, o que aumenta a expectativa dela diante da nova batalha do aprendizado. Para amenizar a ansiedade, ela terá a companhia da prima, da mesma idade e que também vai estudar no Joaquim Murtinho pela primeira vez.

Fernanda quer rever amigos e fazer novas amizades sem esquecer dos estudos. (Foto: João Garrigó)
Fernanda quer rever amigos e fazer novas amizades sem esquecer dos estudos. (Foto: João Garrigó)

Fernanda de Oliveira Paiva, 14 anos, também é novo na escola estadual. Ela saiu de uma municipal e espera encontrar no Joaquim Murtinho pelo menos dois amigos antigos que disseram para ele que estudariam lá.

“Dois eu sei que vão estudar aqui. Mas é sempre bom conhecer novas pessoas. É sempre uma nova esperança”. Ele não descuida dos objetivos. “Quero estudar bastante para fazer faculdade. Estou pensando em Biologia”.

Correria- A coordenadora pedagógica do colégio, Edilza Carneiro da Silva, conta que todo primeiro dia de aula é correria. “A demanda é muito grande. Tudo aqui é muito”.

Ela explica que a correria é por conta da organização de alunos e professores, que são muitos. Para ela todo o trabalho é recompensado. “Minha expectativa são as melhores possíveis porque acredito na educação”.

Pais- “As expectativas para este ano são as melhores. Sempre acredito no ensino público”, declara o funcionário público Wendel Ferreira, 36 anos, que nesta manhã foi levar a filha de sete anos na Escola Municipal Arlindo Lima, na Capital.

Wendel foi até o colégio também para conversar com a direção para mudar o turno da filha mais velha, de 11 anos, que está matriculada à tarde. Na época da matrícula ele não conseguiu vaga para as duas no mesmo período e agora ele tenta novamente uma pela manhã.

Nos siga no Google Notícias