ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Voto de inadimplentes pode causar reviravolta em eleição da OAB

Kleber Clajus e Aline dos Santos | 16/06/2014 11:35
Eleição ocorre até às 17h e contempla 56 cargos, entre vice e presidentes de conselhos (Foto: Pedro Peralta)
Eleição ocorre até às 17h e contempla 56 cargos, entre vice e presidentes de conselhos (Foto: Pedro Peralta)

Mesmo com urna separada, o voto de inadimplentes na eleição da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) pode causar reviravolta no processo, realizado nesta segunda-feira (16), que pretende preencher 56 vagas, após renúncia coletiva na entidade. O objetivo do grupo dissidente era provocar intervenção do Conselho Federal da OAB e nova eleição de presidente, mas Júlio César Rodrigues foi mantido no comando.

Na semana passada, decisão judicial mantida pelo TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) garantiu o voto de 4,6 mil inadimplentes com a OAB/MS. O pedido foi realizado pela Chapa 1, liderada pelo advogado e candidato a vice-presidente Alexandre Bastos, que hoje questiona a separação das urnas e não descarta recorrer a Justiça novamente.

“Fiz representação administrativa para que se unifique as urnas por questão de isonomia”, defendeu Alexandre Bastos. Contudo, a comissão eleitoral apontou não ter recebido o questionamento.

Já o candidato da Chapa 2, Elias Mansour Kamourche, ressalta que o procedimento de separação é coerente, uma vez que os votos estão “sub judice”. Ele, inclusive, elogiou o andamento do processo que classifica como “tranquilo”.

Membro da comissão eleitoral e do Conselho Federal da OAB, Marcio Kayatt, avalia que pela possibilidade de recurso, o voto dos inadimplentes pode refletir em uma reviravolta no resultado da eleição, que encerra às 17h.

“A Chapa 1 nos causou surpresa, porque a proibição dos inadimplentes estava no edital e, em momento algum, eles o impugnaram. No fim do prazo, entraram com pedido judicial sabendo quem era o juiz que ia despachar e isso causa, no minimo, estranheza”, denunciou Marcio.

Três correntes – Com a renúncia coletiva, três correntes participam das eleições na OAB/MS. Isso porque além das duas chapas oficiais, também há mobilização pelo voto nulo, em branco ou abstenção. Nesse sentido, faixas foram colocadas no caminho dos locais de votação e manifesto publicado em jornais impressos da Capital.

Contrários ao fato de abster-se na eleição, os advogados Eduardo Silva Bronze e Miriam Gimenez somente divergem quanto a participação dos inadimplentes. Ele acredita que todos tem direito, já ela acredita que a medida “desestimula a adimplência”.

O presidente da comissão eleitoral, Francisco Esgaib, esclarece que o voto é obrigatório e caso a justificativa de ausência não seja aceita o advogado deve pagar multa de 20% do valor de sua anuidade. Ele ainda ressalta que o processo eleitoral deve custar até R$ 70 mil aos cofres da OAB/MS.

A organização do pleito também prevê divulgar o resultado final 1h30 após o fechamento dos pontos de votação da seccional.

Crise na ordem - A crise na entidade surgiu em razão de contrato, firmando em agosto de 2013, entre o presidente da OAB e o então prefeito Alcides Bernal (PP), que foi cassado. O objetivo era aumentar o índice provisório de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a resolução da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda).

O motivo da discórdia é o fato de Bernal também ser advogado e responder a processos éticos na OAB/MS, havendo, portanto, possibilidade de Júlio Cesar influir nos julgamentos. A situação levou a renúncia de 81 dirigentes e a pedido de intervenção.

Nos siga no Google Notícias