ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Zé Gotinha, pipoca e doce abrem Dia D contra pólio

Redação | 20/06/2009 09:06

Na recepção da Unidade Básica de Saúde Dr. Herberto Calado Rabelo, no Jardim Aeroporto, em Campo Grande, Zé Gotinha, o símbolo das ações de prevenção à poliomielite, aguardava a criançada hoje cedo. Hoje é o Dia D contra a doença e a data foi marcada por uma "festa" no posto de saúde, com direito a pipoca, doce e música sertaneja.

O tema da campanha deste ano é "Clube do Zé Gotinha" e a descontração marcou a abertura oficial da campanha. A meta é que em Campo Grande 95% das 60 mil crianças de 0 a 4 anos sejam imunizadas este ano nas duas etapas da vacinação.

Desde segunda-feira (15/06) a vacina está disponível nos postos de saúde de Campo Grande. Já a segunda fase será em agosto.

De acordo com a responsável pelo setor de vacinação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Erci Hirota, no passado apenas 80% dos meninos e meninas da faixa etária foram imunizados na primeira etapa e 75% na segunda.

Erci acredita que o fato de o Brasil não ter registro da doença reflete no desinteresse dos pais. Entretanto, ela ressalta que na África e na Ásia a poliomielite ainda faz vítimas e a vacinação deve ser feita para evitar que a doença volte ao país.

"O brasileiro, se o assunto não estiver em pauta, na moda, acaba esquecendo. Como foi com a dengue que agora veio a epidemia. Mesmo que não tenha caso da doença no Brasil é importante vacinar", destaca o prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Ele participou hoje da abertura oficial da campanha e deu as gotinhas aos gêmeos Paulo e Eduardo, de 3 anos, os primeiros da fila. A mãe Elisângela Batista, 18 anos, reconhece a importância da prevenção e garante que sempre leva os filhos para vacinar.

Cleonice Martins, 30 anos, também foi cedo à unidade de saúde para imunizar a filha Yasmin, de 6 meses. Ela tem outros dois filhos, de 11 e 8 anos, diz que levou os mais velhos a todas as etapas de vacinação quando tinham menos de 4 anos e afirma que fará o mesmo com a caçula.

Reforço

Nos siga no Google Notícias