ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

De olho na TV

Donos da mídia

Reinaldo Rosa | 18/09/2013 08:29

DONOS DO MUNDO - Mato Grosso do Sul sofre as consequências do sistema de informação estruturado a partir das redes nacionais de televisão. Conglomerados como rede Globo, Band, SBT, Record e -em menor escala- Rede TV!, controlam, direta e indiretamente, os principais veículos de comunicação no País. Este controle não se dá totalmente de forma explícita ou ilegal. Entretanto, se constituiu e se sustenta contrariando os princípios da sociedade democrática, que tem no pluralismo das fontes de informação um de seus pilares fundamentais.

LIGAÇÕES PERIGOSAS - Desde a década de 60, a configuração do sistema de redes nacionais foi construída com duas características básicas: forte apoio dos recursos públicos e um modelo de negócios baseado na afiliação de grupos regionais privados a esses conglomerados nacionais.

TAMU JUNTU - Cerca de um terço das prefeituras municipais e outra parcela substancial de empresas públicas estaduais financiam a interiorização dos sinais das redes comerciais. Não é surpresa a mesmice de programações na mídia falada e televisada sem comentaristas (ou âncoras) que opinem sobre temas que não agradem 'aos companheiros da casa'.

DEU NA GLOBO - O Projeto Donos da Mídia informa que existem no Brasil, 34 redes de TVs tendo 1511 veículos ligados às elas e a seus respectivos grupos afiliados no País. Fica fácil entender a razão de uma mesma notícia -ou fato- ser reproduzida nos mais diversos meios de comunicação do país.

CARIOQUÊS - Onde existe geradora, a regionalização é mínima. Em média, entre 75% e 90% da grade de programação das emissoras locais tem caráter nacional. Desta forma, o conteúdo que chega à quase totalidade dos municípios é gerado exclusivamente em cidades paulistas ou fluminenses. Das 33 redes nacionais de TV identificadas, 24 estão
sediadas no estado de São Paulo e duas, no Rio de Janeiro. 5564 [1] é o número de CIDADES no Brasil; a maioria com o mesmo sotaque das novelas.

A CASA CAIU - Divulgadores da TelexFree estão revoltados com a Rede Globo e com o programa "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga. Na manhã desta terça (17), a atração exibiu uma matéria alertando sobre as acusações em que a TelexFree está sendo julgada. Em dado momento, a apresentadora ironizou e questionou se os divulgadores eram "bandidos", o que gerou revolta na internet.

CENA PROIBIDA - "Por que não falam sobre a acusação de sonegação de impostos na Copa de 2002?", questionou José de Almeida, divulgador da empresa no Twitter. A diretoria da TelexFree informa que está tomando medidas jurídicas cabíveis, exigindo direito de resposta cumulado com o pedido de danos morais.

FALA POVO - "Sobre o fato de a TV Morena nunca prestar nenhuma homenagem aos seus primeiros apresentadores e desbravadores quando passam para parte lá de cima, a exemplo de Armando Tibana. O pessoal que, hoje, ocupa os cargos de confiança da rede e no jornalismo, não conhece nada... da história da emissora e muito menos quem foram os  profissionais que muito contribuíram e brilharam no jornalismo local. A grande maioria são forasteiros importados de Cuiabá que não tem identificação nenhuma com a história da TV e muito menos com o jornalismo de MS. Lastimável. Nossas lembranças: Onézimo Filho, Gaspar Silva, Robson Torres "Alicino", Antonio Carlos-Pastel e, mais recente o Armando Tibana e tantos outros que já se foram". (HERCULANO GONÇALVEZ)

Links:
(1) http://donosdamidia.epcom.inf.br/listagem/lugares

Nos siga no Google Notícias