ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

De olho na TV

Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?

Reinaldo Rosa | 16/12/2015 15:07

NÃO MEXA COM ISSO – A Operação ‘Catilinárias’, da Polícia Federal comprova o interesse por reportagens investigativas nas telinhas de lares brasileiros. Filão não muito explorado por retransmissoras de TVs em Mato Grosso do Sul.

MODUS OPERANDI – Por dependência do chamado ‘maior anunciante’ os Poderes recebem tratamento especial por parte do jornalismo local. Citações de autoridades em processos e operações divulgados por órgãos de segurança são apenas repassados aos espectadores sem uma linha de comentário próprio de emissoras de TV. E de rádios também.

GENTE SE FALA – Enquanto autoridades estão no exercício do plantão administrativo, a tolerância com fatos não-republicanos (digamos assim) é marcante. Giroto, “o italiano”, Amorins, Nelsinho, legisladores e empresários envolvidos em escândalos sexuais são provas desse cuidado editorial tão presente em informativos guaicuru.

NA GAVETA – A letargia de final de ano atinge redações do Estado. A Linha de Produção do jornalismo da TV Morena já está em ritmo de férias; repercussão de matéria do ‘Fantástico’ é antídoto para o excesso de espaço de informativo da emissora.

NA REDE – O ‘Jornal do Rádio’, informativo matinal da FM 104, a partir de sete horas, é transmitido ‘em rede’ com a TV Educativa. Oportunidade para curiosos interessados conhecer bastidores de um rádio jornalismo.

CHEGA MAIS - Após sair – sem prévio aviso – do ‘Jornal da Globo’, Christiane Pelajo ganhou novo espaço na Globo News; voltou ao antigo ninho. É o que informa Gabriela Sá Pessoa, na Folha de São Paulo.

NOVA ONDA – Toda trama novelística da TV tem de ter, obrigatoriamente, dois fatores: personagem gay e golpe da barriga por parte de infelizes personagens. Atualmente o timão dos autores vai em direção a atores pobres que ficam ‘felizes para sempre’ ao conhecerem pais proprietários de grandes empresas.

REPLAY – Elisa (Marina Ruy Barbosa), em ‘Totalmente Demais’ e Tóia (Vanessa Giácomo) em ‘A Regra do Jogo’ são contempladas com o mesmíssimo destino. Falou Velho Guerreiro; na TV nada se cria.

BATEU FOME – ‘Master Chef’ (Band), ‘Batalha dos Confeiteiros’ (Record), duas temporadas de ‘Hell´s Kitchen’ (SBT), ‘Super Chef’ (Globo), ‘Bake Off Brasil’ (SBT), ‘Master Chef Kids’ (Band)… Descobertos em 2014 como chamariz de audiência e publicidade, os programas de competição culinária tomaram a televisão neste ano. O exagero vai continuar em 2016. Vem aí a primeira competição de churrasqueiros na TV aberta o ‘BBQ Brasil’. Pode parecer, mas o título – por extenso - não significa ‘Babaquices Brasil’.

Nos siga no Google Notícias