ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Conheça Malak, uma criança refugiada da Síria, e comova-se

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/04/2016 08:22
Conheça Malak, uma criança refugiada da Síria, e comova-se

A Unicef, organismo da ONU, calcula que 8 milhões de crianças sírias, dentro e fora do país, precisam de apoio humanitário. A história de Malak é real. Tal como a de Ivine, apresentada nesta coluna ontem e a de Mustafá, que será apresentada amanhã. Comova-se com os sentimentos das crianças.

Conheça Malak, uma criança refugiada da Síria, e comova-se

Mentir requer mais esforço do cérebro do que falar a verdade.

O comportamento de mentir evoluiu em função das vantagens de sobrevivência e de reprodução, que nossos antepassados mais remotos obtiveram ao enganar os outros. A mentira não pertence apenas aos humanos, ela está na natureza. Animais e plantas se disfarçam para evitar predadores, ou para enganar suas presas. Mentir é um comportamento muito mais corriqueiro do que imaginamos.
Em uma das pesquisas sobre esse assunto, os participantes mentiam pelo menos uma vez a cada oito minutos. Mas um estudo utilizando ressonância magnética procurou mapear os circuitos neurais envolvidos na mentira, e descobriu que quando os participantes mentiam aumentava a atividade dos neurônios das regiões do córtex e do cíngulo. Portanto, mentir não é para preguiçosos, requer mais processamento e esforço do cérebro do que falar a verdade.
Também mediram o tempo de reação dos indivíduos que mentem e verificaram que uma resposta sincera levava meio segundo, enquanto as respostas mentirosas requeriam maior processamento cerebral , levando o dobro do tempo, mais de um segundo.

Conheça Malak, uma criança refugiada da Síria, e comova-se

Como envelhecer com uma mente ágil?

Muitos idosos com medo dos lapsos de memória, lentidão no raciocínio e outras perdas decorrentes do envelhecimento cerebral, passaram a usar parte do tempo com jogos para o cérebro (brain games). O Centro para longevidade de Stanford, na Califórnia, foi um dos primeiros a reagir. Divulgou um documento oficializando a falta de comprovação da eficácia dos jogos. A declaração assinada por uma equipe de neurocientistas e especialistas em cognição, afirma que esse tipo de estratégia ignora o fato de que um único meio de exercitar determinada habilidade não garante que o ganho seja levado a outras situações da vida.
Hoje, não há dúvidas de que o cérebro continua plástico (assim como os músculos, o cérebro adapta-se aos estímulos que recebe) em qualquer idade e quanto mais se exercita, mais se afastam as chances de grandes perdas cognitivas. Qualquer atividade que exija concentração é mais indicada que o sedentarismo mental. Mas o envelhecimento cerebral é complexo e soluções rápidas e milagrosas, por mais inofensivas que pareçam, soam exageradas e ilusórias. É como imaginar que palavras-cruzadas podem evitar ou reduzir os danos do Alzheimer.
Os cientistas alegam que o tempo que se passa jogando ou fazendo palavras cruzadas é, de fato, melhor do que estar sentado em frente à TV, mas seus benefícios são menores dos que os trazidos por atividades cotidianas mais amplas como por exemplo: brincar com os netos, em seguida, viajar, continuando com a prática de esportes competitivos, ao mesmo tempo que participa de encontros sociais e ainda aprendendo novas habilidades como o artesanato ou um idioma estrangeiro qualquer. Esse exemplo é de um conjunto de atividades cerebrais com resultados mais sólidos e duradouros. Uma mente sem desafios é como um corpo sedentário. As conexões cerebrais funcionam na lógica do "use ou perca". O que não é praticado, o cérebro descarta.

Conheça Malak, uma criança refugiada da Síria, e comova-se

A lista dos celulares que não poderão usar o WhatsApp.

O WhatsApp é o maior fenômeno da comunicação em todo o mundo ocidental. Mais de um bilhão de pessoas o está usando neste momento. Transmite mais de 42 bilhões de mensagens e 250 milhões de vídeos todos os dias. Um dos segredos de seu tamanho descomunal está no fato de que ele surgiu para ser compatível com celulares de todas as marcas e plataformas. Mas, ao final de 2016 muitos aparelhos não receberão mais o WhatsApp, são eles: BlackBerry, Nokia S40, Nokia S60, os celulares com plataforma Android 2.1 e 2.2, além do Windows Phone 7.1.

Nos siga no Google Notícias