ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Cru ou cozido? Como melhorar tua dieta com os alimentos

Mário Sérgio Lorenzetto | 15/10/2016 08:05
Cru ou cozido? Como melhorar tua dieta com os alimentos

Ainda que esteja certo afirmar que cozinhar os alimentos possa resultar na perda de uma série de vitaminas e minerais, também é verdade que essas mesmas vitaminas e minerais estejam mais disponíveis para teu corpo. Portanto, alguns alimentos devem ser servidos cozidos e outros crus.

Tudo depende da biodisponibilidade dos nutrientes, quer dizer, quanto de uma vitamina ou de um mineral pode ser absorvido e utilizado pelo teu corpo. Para que teu corpo possa usar um nutriente, ele necessita ser tão pequeno que possa passar entre as células de teu intestino. O tamanho do alimento que chega à cavidade do intestino é primordial. Quando mastigas, e com a ajuda de ácidos e enzimas em tua boca, estomago e no intestino, você decompõe os alimentos. Torna-os menores, mas não basta, tem de torna-los diminutos. Qualquer alimento que seja difícil de digerir - ser cortado em pedaços miúdos - pode sair de teu corpo sem deixar nem um risco dos valiosos nutrientes nele.

Alguns alimentos crus, proveem suficientes nutrientes quando são comidos inteiros, mas outros nos legam mais nutrientes se são picados ou viram purês. Todavia, ainda que cozinhá-los possa reduzir o número de nutrientes, mas também a cocção pode ajudar-nos ao romper as células dos alimentos e liberar as vitaminas e minerais. Em qualquer caso, só há uma "receita básica": é melhor cozinhar com fogo baixo e por poucos minutos.

Cru ou cozido? Como melhorar tua dieta com os alimentos
Cru ou cozido? Como melhorar tua dieta com os alimentos

Quando é melhor cozinhar os alimentos?

Há estudos que indicam que picar e cozinhar tomates com azeite de oliva permite que recebas mais licopenos, um antioxidante que ajuda a proteger as células. Se quer uma dose maior de licopeno, cozinhe pimentões vermelhos.

Para aproveitar melhor os feijões, aipo e cenouras, deve cozinhá-los. O betacaroteno que se converte em vitamina A, e auxilia no crescimento das células, é mais abundante nas cenouras cruas, mas pode ser melhor absorvido quando cozinhado. O aipo e a cenoura podem ser boas bases para sopas e cozidos e devem ser utilizados cortados em pequenos cubos.

A cebola e o alho devem ser muito utilizados cozidos. Eles contêm alicina, um composto que parece ser importante para o sistema imunológico. Mas, há uma regra fundamental que não usamos: após picar a cebola e o alho, devemos aguardar 10 minutos antes de cozinhá-los.

Cru ou cozido? Como melhorar tua dieta com os alimentos
Cru ou cozido? Como melhorar tua dieta com os alimentos

Quando é melhor comer cru?

Para obter o melhor impacto na biodisponibilidade, coma a couve-flor, brócolis e couve, frescas e cruas. Cozinhá-los, pode reduzir um composto que os estudiosos acreditam ser importante para prevenir o câncer. O agrião também deve ser comido cru. Provaram que as ervilhas e as couves-de-bruxelas devem ser comidos crus pois te darão mais vitamina B, que ajuda a converter os carbohidratos em energia.

Mas ainda há um seleto grupo de vegetais que tanto faz comê-los crus ou cozidos. É o caso do espinafre. Popeye sabia! O espinafre cru não libera muito cálcio, mas libera muita vitamina B12,mas cozinhado, perde um pouco de vitamina B12 e vitamina C, mas libera antioxidantes, além de cálcio, ferro e magnésio. Outra novidade é o amendoim. Sempre foi caso de disputas acadêmicas, discutiam se deveria ser tostado ou cru e, também, triturado ou inteiro. As recentes pesquisas mostraram que não há diferenças significativas. Mas, no final é importante que tenha uma dieta balanceada, rica em tudo. Isso mesmo, tudo - carboidratos, vitaminas, minerais, gorduras, proteínas...

Cru ou cozido? Como melhorar tua dieta com os alimentos
Nos siga no Google Notícias