A notícia da terra a um clique de você.
 
23/02/2014 09:29

Frentista: profissão representa diversos tipos de perigo ao trabalhador

Mário Sérgio Lorenzetto
Frentista: profissão representa diversos tipos de perigo ao trabalhador

Frentista – profissão perigo

Veja Mais
O ronco da barriga é o fator decisivo
Povo nas ruas novamente. Como fica a Previdência?

Ser frentista pode ser prejudicial à saúde. Duas pesquisas mostram que esses profissionais correm riscos porque ficam expostos aos solventes da gasolina, que evaporam durante o abastecimento e são absorvidos através da pele e respiração.

O Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo) descobriu que os frentistas podem ter a visão prejudicada, com dificuldade para distinguir cores e contrastes.

Na Universidade Federal de Santa Maria (RS), fonoaudiólogas encontraram problemas na audição dos frentistas. Detectaram alterações em altas frequências e no reflexo muscular que protege o ouvido interno de ruídos altos. A alternativa será o uso obrigatório de máscaras e luvas para esses trabalhadores.

Frentista: profissão representa diversos tipos de perigo ao trabalhador
Frentista: profissão representa diversos tipos de perigo ao trabalhador

Como ajudar os outros nos ajuda

Uma comunidade que não tem heróis está condenada ao fracasso. Este o pensamento da norte-americana Elizabeth Svoboda que buscou as bases científicas do heroísmo. Entre os levantamentos está um estudo do Instituto Max Planck, da Alemanha, que revelou que crianças são capazes de projetar em si o risco que outros sofrem. Além disso, atos altruístas movimentam as áreas que também são ativadas por prazeres como o sexo e algumas drogas. Ou seja, pode dar um pequeno “barato”. E, além disso, os efeitos são duradouros, podem durar até 4 horas.

Mas e o heroísmo? De acordo com Svoboda, a prática de heroísmo pode ser ensinada. Ela garante que todos têm potencial para nos tornarmos heróis. Pensando assim, a Universidade de Stanford, lançou em 2011, o Heroic Imagination Project, para treinar estudantes a ajudar outros em situações como o bullying.

Svoboda afirma que muitos heróis fazem um grande volume de sacrifícios diários, sem esperar nada em troca, nem mesmo reconhecimento. Ajudar pessoas é o que elas fazem da vida. A média de vida de quem faz trabalhos voluntários é cerca de 4 anos superior à da população em geral.

Frentista: profissão representa diversos tipos de perigo ao trabalhador
Frentista: profissão representa diversos tipos de perigo ao trabalhador

Receita já preparou a data para acerto de contas com o leão. Atenção ao declarar

A data inicial é 6 de março, mas o melhor é nunca deixar para o final. Até é importante:

1 Inicie o processo o quanto antes. Quanto mais cedo for feita a entrega da declaração, maiores as chances de restituição nos primeiros lotes liberados pela Receita. Além disso, se houver algum erro, dá tempo de corrigir. O prazo termina em 30 de abril.

2 Atenção na hora de digitar: cuidado para não inverter os campos "receita" e “despesa";

3 Despesas com Plano de Saúde são dedutíveis, mas devem condizer com a receita;

4 Quem investe na Bolsa de Valores deve declarar, independentemente de ter tido lucro, prejuízo ou se o investimento for isento;

5 Não omita nenhuma fonte de renda, pois os sistemas da Receita vão cruzar com a fonte pagadora e certamente isso trará problemas;

6 Aluguel: inquilinos devem declarar que pagam aluguel, mas precisam incluir como destinatário do pagamento o dono do imóvel e não a imobiliária;

7 Em caso de dependentes, declarar os rendimentos e os bens deles, citando o CPF;

8 Doação, herança, prêmios, entre outros lucros extras devem ter sua origem declarada no IR;

9 Recebimento de pensão alimentícia deve condizer com os valores declarados pela pessoa que paga a pensão;

10 Previdência privada pode ser deduzida do IR, desde que o ônus tenha sido do próprio contribuinte.

Frentista: profissão representa diversos tipos de perigo ao trabalhador
Frentista: profissão representa diversos tipos de perigo ao trabalhador

Devedores já renegociaram R$ 105 milhões em dívidas neste ano

Eles são jovens, têm menos de 30 anos, e não querem ter o nome anotado nos serviços de proteção ao crédito e, por isso, renegociam dívidas. Foi assim com 110 mil consumidores em 2014. Conforme a Serasa Experian, além de pagar dívidas, o brasileiro quer mais orientação sobre planejamento de finanças e tenta não descuidar da situação financeira. Do total renegociado – os números dizem respeito somente a janeiro – 43% correspondem a dívidas de jovens com menos de 30anos. Na faixa dos 31 a 40 anos estão 33% dos devedores, seguidos por pessoas de 41 a 50 anos (16%) e usuários de 51 anos ou mais (8%).

Frentista: profissão representa diversos tipos de perigo ao trabalhador



Este é mais um motivo para que os postos de gasolina tenham auto atendimento, que existe em todos os países desenvolvidos, que tem regras relacionada a saúde muito mais rigorosas que o Brasil, além disto o auto atendimento poderia baratear o custo dos combustíveis.
A exposição contínua aos solventes presentes na gasolina pode causar danos a saúde dos empregados envolvidos diretamente com a manipulação destes produtos químicos, é um trabalho teoricamente insalubre, obviamente que temos que verificar a qualidade deste estudo científico.
No caso de um motorista que vai abastecer seu veículo 1 vez por semana, ou a cada 4 ou 5 dias não há exposição contínua, portanto o risco seria mínimo a saúde.
 
Luiz Carlos Santini Junior em 23/02/2014 12:10:22
Se frentista é uma profissão assim tão perigosa, por que em todos os países desenvolvidos é o próprio motorista que põe combustivel? Como sabemos, eles sao muito mais preocupados com a saúde dos cidadãos do que nós.
 
Ricardo Farias em 23/02/2014 10:10:55
imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2016 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.