ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Em Pauta

Mapeamento genético diagnostica possível câncer

Mário Sérgio Lorenzetto | 12/05/2016 08:51
Mapeamento genético diagnostica possível câncer

Lembram da Angelina Jolie que anunciou ter retirado os seios após um exame genético que mostrava a sua alta possibilidade de desenvolver câncer? Pois bem, ele está chegando ao Brasil. Uma empresa está sendo montada por um empresário que trabalhou na Natura e na Jequiti e, hoje, é sócio da empresa norte-americana Vitalyze.me, fundada por pesquisadores de Harvard. A meta é atingir 50 mil pessoas no Brasil. O exame será vendido pela internet e por clínicas medicas por até R$2 mil dependendo do espectro do corpo a ser pesquisado. Colherão o material genético da pessoa que será enviado para um laboratório nos Estados Unidos. Os resultados retornarão para seu médico no Brasil. Afirmam que o nível de acerto das doenças que uma pessoa pode desenvolver é de 99%. Caro, mas fundamental.

Mapeamento genético diagnostica possível câncer

A guerra do papel de trapo.

Era abril de 1866. Uma notícia sacudia a incipiente indústria mundial: uma fábrica de papel em Manayunk, na Pensilvânia (EUA), acabava de ser concluída. A produção diária dessa fábrica, as maiores instalações do mundo, era de quase seis toneladas de papel por dia. Papel retirado da polpa da madeira. A inovação era essencial para reduzir a guerra pelos trapos que agitava a Europa e os Estados Unidos. O processo para obter polpa de madeira naquela época havia sido criado por Hugh Burgess em 1850.

O que pouco sabem é que o papel foi inventado na China no século II d.C, substituindo o papiro e o pergaminho. Durante mais de 1.600 anos para fazê-lo a matéria-prima mais comum não era a madeira, mas sim fibras de algodão extraídas de roupas velhas - os trapos. Depois que as máquinas de impressão começaram a rodar com maior velocidade, no século XV, o consumo de papel aumentou muito e o mundo percebeu que não havia roupa velha para imprimir tantos livros e jornais. Alguns reis europeus tentaram, inclusive, limitar o comércio de trapos, com receio de seus países ficarem sem papel. Medidas duras foram tomadas e discursos de guerra se fizeram ouvir. Imaginem, uma guerra pelos trapos. Quem deu a ideia de extrair papel de madeira foi o francês René Antoine de Reaumour, em 1719. Mas foi só a partir de 1850 que três inventores - o alemão Friedrich Keller, o inglês Hugh Burgess e o norte-americano Benjamin Tilghman, viabilizaram essa mudança.

Mapeamento genético diagnostica possível câncer

40 anos do El País. Um jornal global sem histeria, onde a palavra é importante.

El País, um do jornais globais de referência e o de maior circulação no mundo de língua espanhola, ao completar 40 anos, enfrenta os desafios de tentar superar a crise que abate todos os jornais impressos que estão vivendo a transição para a internet. El País é um jornal diferente. Sem grandes manchetes, pouquíssimas fotos grandes e absolutamente sem histeria. A sobriedade do jornalismo de alta qualidade é a sua norma. O texto é rei. Tudo é claro, limpo e organizado. Um jornal elegante onde a palavra é importante.

Mapeamento genético diagnostica possível câncer

A era dos consertos e reparos. Faça você mesmo

Crédito fácil levou muita gente a comprar, ao invés de consertar. Essa época acabou. O mercado de reparos virou uma ótima alternativa para quem quer poupar dinheiro. De acordo com o IBGE, o comércio varejista registrou queda de 8,6% em 2015. Na outra ponta, o Sebrae confirma um aquecimento no segmento de consertos e reparos. Alguns sites e aplicativos podem ajudá-lo a consertar ou a encontrar um especialista nessa área.

Mapeamento genético diagnostica possível câncer
Nos siga no Google Notícias