ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

MG terá primeira usina transformadora de lixo em energia

Mário Sérgio Lorenzetto | 07/03/2014 08:05
MG terá primeira usina transformadora de lixo em energia

A primeira usina que transformará lixo em energia será construída em Minas Gerais

Perder o bonde da história. Talvez fosse melhor dizer: “perder a usina da história”. Para Campo Grande, a preocupação com o destino do lixo espelha essa frase. Campo Grande relegou ao passado aquele que seria o melhor e mais moderno projeto econômico, social e ambiental para a destinação dos resíduos sólidos. Bonde, Campo Grande nunca teve. Usina, quem sabe?

O fato é que o município de Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais, foi o local escolhido para receber a primeira usina térmica do país, capaz de gerar energia elétrica a partir de resíduos sólidos, ou seja, transformar lixo em energia elétrica. A inovação produzirá energia suficiente para atender toda a prefeitura da cidade.

A usina terá capacidade de produzir 24 megawatts diariamente, ultrapassando a marca de 8 mil por ano. A iniciativa é fruto de uma parceria da Furnas Centrais Elétricas, da Innova – empresa especializada em projetos de energia renovável e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A previsão é de que a usina comece a operar no segundo semestre de 2014. O investimento é de R$ 21,5milhões.

MG terá primeira usina transformadora de lixo em energia
MG terá primeira usina transformadora de lixo em energia

Não se enganem, o que está em jogo na Ucrânia é o gás russo

O novo governo da Ucrânia acusou a Rússia de aumentar a pressão para dominar a região da Crimeia, ao afirmar que os russos haviam determinado que as forças ucranianas se rendessem ou enfrentassem uma invasão. A Rússia negou que tivesse feito o ultimato. Enquanto a Ucrânia acusa a Rússia da tentativa de invasão, a pressão na região só aumenta. Os ministros da União Europeia se reuniram em uma reunião de emergência para discutir medidas de emergência contra a Rússia a menos que o país tire suas tropas da Crimeia, uma região que fica dentro do território ucraniano, mas desfrutando de forte autonomia e com maioria de cidadãos russos. Porém a França e a Alemanha, que dependem do gás russo, negaram o uso de sanções contra a Rússia antes de um diálogo com o país. A Rússia, por sua vez, afirma que está protegendo o interesse de seus cidadãos que moram na região e procura justificar o uso de tropas até a normalização da situação política na Ucrânia.

O ministro das relações exteriores da Rússia, Sergey V. Lavrov, afirmou que as tropas foram dispostas para proteger pessoas de etnia russa de ataques de ultranacionalistas. Com o novo governo de Kiev perdendo a Crimeia e piorando a sua situação econômica, um time de membros do FMI (Fundo Monetário Internacional) agendou uma visita ao país no dia 10 de março para investigar a verdadeira situação financeira dos ucranianos. O governo afirmou que está preparado para realizar uma reforma econômica rígida se for necessário para estabilizar o empréstimo feito pelo fundo.

MG terá primeira usina transformadora de lixo em energia

Nos últimos dias, a incerteza dos mercados atingiu os dois países

O mercado russo despencou na última segunda-feira e o banco central da Rússia tomou medidas para proteger o rublo após queda de 2,5% perante o dólar. O monopólio de gás russo, Gazprom, que abastece a Europa pela Ucrânia, teve queda de mais de 13% durante o mesmo período. O mercado global também foi atingido pelas tensões na região. As bolsas de valores em todo o mundo ficaram instáveis, eis que os investidores passaram a vender ações de empresas que estivessem expostas à Ucrânia ou à Rússia, e investindo em ações mais tradicionais como títulos dos EUA ou no Iene.

Os mercados de energia preocupam-se com a crise, pois cerca de 80% do gás natural russo destinado para a Europa passa pela Ucrânia. A Europa, por sua vez, é muito dependente deste combustível para as residências e para a indústria, porque a Rússia é responsável por 40% do combustível importado pelos europeus.

MG terá primeira usina transformadora de lixo em energia

Em resumo – o gás é russo, mas a torneira do gás é ucraniana

Há pouco tempo os russos quiseram aumentar o preço do gás e os ucranianos, insuflados pelos governos da França, Inglaterra e Alemanha, se postaram contrários. E a tensão entre russos e ucranianos começou. O preço do gás natural subiu 6% no mercado inglês e as ações da Gazprom caíram mais de 10%.

Além da questão econômica, a questão cultural também é complicada na Ucrânia, enquanto o oeste do país, voltado para a Europa e onde está situada Kiev, procura autonomia cultural e econômica, o leste, com fortes laços culturais com a Rússia – na Crimeia uma maioria expressiva tem o russo como língua materna e não o ucraniano – é favorável à aproximação do país com a Rússia. Pode até parecer uma tensão da Guerra Fria, mas estamos em 2014, ela não tinha acabado em 1989?

MG terá primeira usina transformadora de lixo em energia
MG terá primeira usina transformadora de lixo em energia

Tá calor pra Kawaka

A cerveja Heineken escalou um esquimó para o lançamento de sua nova marca com suco de limão. O esquimó ao descer do avião em terras brasileiras recita um novo bordão: “Tá calor pra Kawaka”. Tá calor para esquimó e para brasileiros. Não existe conversa que não passe pelo tema meteorológico e a preocupação do governo federal com os possíveis apagões atingiu o ponto máximo no termômetro do medo de Brasília (DF).

Ainda com a previsão de queda na produção da soja no Mato Grosso do Sul da ordem de 5%, sob os efeitos do intenso calor e de uma pequena estiagem, os preços cotados para os próximos meses são todos positivos. O mesmo vale para o milho, que também tem previsão de pequena alta nos preços até maio. Já o algodão deverá ter alta mais elevada, o mercado está aquecido.

Também a previsão de preços para o boi gordo mostra um pequeno aquecimento no preço da arroba do boi gordo. Tempo frio para o trigo com previsão de com a pior previsão de colheita. Dezenas de navios já estão atracando nos portos nacionais trazendo trigo, especialmente da Argentina. Assim como com a cebola e o feijão que também estão passando por um período “climático” de queda na produção. Para o agronegócio, tá calor pra Kawaka.

MG terá primeira usina transformadora de lixo em energia
Nos siga no Google Notícias