ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

Os governantes que ouvem os cidadãos

Mário Sérgio Lorenzetto | 08/12/2016 07:08
Os governantes que ouvem os cidadãos

Em Pelotas (RS), a população decidiu, por meio de um aplicativo, acabar com o estacionamento lateral em uma avenida importante e revitalizar o espaço. Em Campinas (SP), uma versão personalizada do Diário Oficial do Município já recebeu 750 mil acessos. Em Teresina (PI), jovens recorreram a uma plataforma digital para apresentar 173 projetos voltados ao combate à violência.

Os exemplos se avolumam. Como a maioria das cidades brasileiras, esses municípios lidam com orçamentos apertados e dificuldades de planejamento, mas estão descobrindo maneiras de amenizar o que talvez seja a origem do descrédito da população com os políticos - a percepção de que não adianta reclamar dos problemas porque o cidadão comum nunca será ouvido pelos governantes.

O que acontece, em geral, é que os governantes vivem de apagar incêndios. Faz o que consideram urgente, mas não o que é importante. São gestões públicas medievais. Para se aproximar da população , cabe ao governante recorrer aos novos meios de comunicação, em especial as redes sociais, para expor os planos de ação e colher, rapidamente, as reações dos cidadãos. E isso não apenas às vésperas das eleições. Ao contrário do que imaginam e torram montanhas de dinheiro, comunicação pública não é comunicação eleitoral.

Os governantes que ouvem os cidadãos

Querendo atrapalhar

O PT continua tentando atrapalhar o governo federal. Depois da derrota eleitoral e da greve nacional que não aconteceu, o partido da estrela quer que a PEC do Teto passe por um referendo com aprovação popular. A sigla está em campanha para conseguir as assinaturas necessárias para que o plebiscito ocorra. Outro erro.

Os governantes que ouvem os cidadãos

5.659 foram punidos

Mesmo em situação falimentar, como na crise atual, União, Estados e Municípios são impedidos de demitir servidores incompetentes, ainda que, comprovadamente, sejam desnecessários. O problema vem da Constituinte. O artigo 41 da Constituição lhes garante a mordomia eterna. Podem se negar a trabalhar, desde que "batam o ponto", se apresentem no local de trabalho, não podem ser demitidos. Por essa razão, e pela "burrocracia", apenas 5.659 foram punidos com desligamento em todo o país, entre os anos de 2003 e 2015. Em média, foi uma demissão por município em 13 anos, após processos que se arrastam durante anos.

Os governantes que ouvem os cidadãos

Telefone sem fio e impeachment

Corre nos bastidores do Planalto que, perto da época do julgamento de Dilma, o ainda presidente da Câmara, Eduardo Cunha, procurou Michel Temer para dizer que o pedido de impeachment seria arquivado. De acordo com Cunha, a bancada do PT havia prometido que não votaria à favor da cassação dele. Temer contou a Dilma, mas ao chegar de volta ao Palácio Jaburu, recebeu ligação de Cunha pedindo para ele esquecer o assunto, porque Rui Falcão, presidente do PT, estava contactando os parlamentares de seu partido para proibir os votos em favor de Cunha. Dilma teria telefonado para Falcão avisando-o da posição dos deputados. Telefone sem fio cassa presidente.

Nos siga no Google Notícias