ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Os milhões para retirar as pedras de Concepción que atrapalham os transportes

Mário Sérgio Lorenzetto | 19/01/2015 07:53
Os milhões para retirar as pedras de Concepción que atrapalham os transportes

As pedras de Concepción e a preocupação ambiental são os grandes problemas para a hidrovia do Rio Paraguai

A angústia dos produtores rurais e de muitas indústrias do Mato Grosso do Sul aumenta ano após ano com o problema do transporte rodoviário. Os antigos governantes estudaram e lutaram por algumas alternativas: ferrovias, a saída pela Bolívia e as hidrovias. Quase todas custam imensas fortunas e dependem exclusivamente do governo federal. É óbvio que as relações "republicanas" entre os novos governantes, tucanos e petistas, cabem muito bem em floreados discursos. Mas, na prática domina a incredulidade. Pior ainda se tentar levar adiante todos os projetos. Centrando em um só dentre eles, talvez surja alguma esperança.

A saída pela Bolívia tem uma barreira natural entre Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba que necessita da construção de túneis e a eterna disputa por demarcação de fronteiras entre esse país e o Chile. São problemas de difícil solução. É a mais difícil alternativa.

As ferrovias planejadas e prometidas pelo governo federal custam imensas fortunas e até hoje não saíram dos discursos. Com a economia nacional em dificuldades e com os cortes nas receitas ministeriais são boas alternativas para permanecerem apenas nos discursos das autoridades.

A hidrovia Paraná-Tietê guarda uma importância histórica de vulto. Por esse caminho vieram muitos dos primeiros paulistas que participaram da colonização do Mato Grosso do Sul. É um importante marco histórico. Como alternativa atual para a saída da safra e de produtos industrializados, tem de transpor vários diques construídos pelas hidrelétricas. Deixarão quebrar diques com os problemas de água e energia que São Paulo está enfrentando? É uma boa história.

Resta a hidrovia do Rio Paraguai. Esse caminho terá de enfrentar três problemas. O primeiro e menos importante é o acordo feito entre seus interessados: Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai celebraram um tratado que determina os direitos e as tarefas de cada participante. O único a problematizar é a Argentina que está "criando" taxas e "fiscalizações" para os poucos barcos que pela via navegam. É um problema que tem solução. O segundo tem custos financeiros na casa dos milhões - as pedras de Concepción no Paraguai. A existência dessas pedras restringe o calado das embarcações que usam o rio como transporte. O derrocamento (retirada de material do fundo do rio) não custa imensas fortunas e todo o estudo está feito. Há viabilidade técnica e econômica. O último e mais importante obstáculo é o custo ambiental. Esse deverá ser bem sopesado e amplamente discutido com toda a sociedade.

Os milhões para retirar as pedras de Concepción que atrapalham os transportes
Os milhões para retirar as pedras de Concepción que atrapalham os transportes

O governo estadual necessita de uma agenda positiva

O necessário ajuste nas contas pode preparar as bases do crescimento do estado. As despesas são de responsabilidade exclusiva da equipe que foi nomeada pelo governador Azambuja e serão equacionadas ao longo dos primeiros meses, uma vez que não há dívidas importantes. No outro lado, um efetivo controle de receitas tem como caminho obrigatório a sede da Petrobras no Rio de Janeiro e é nesse endereço que deve residir a preocupação. Os cofres do governo do estado dependem do bombeamento de gás boliviano. Aproximadamente R$ 80 milhões mensais enviados pela Petrobras podem garantir a saúde financeira ou determinar uma gestão que não consiga ultrapassar a fronteira do mediano. Essa é uma relação a ser construída com rapidez e eficácia. As torneiras do gás boliviano e as complexas regras de pagamento do ICMS estão nas mãos dos petistas. E o Mato Grosso do Sul só conta com dois homens que poderão construir pontes entre o governo estadual e a Petrobras; ambos estão sendo afastados pelos atuais governantes.

A necessidade de resultados é urgente, de fato. Como lembram todos os integrantes dos altos escalões do Parque dos Poderes, as transformações na saúde e na segurança não podem ter início após o Carnaval. Todos os demais setores podem aguardar o país "começar a funcionar" em meados de fevereiro, mas a saúde e a segurança não podem ter esse período de estudo aprofundado e mudanças para o bem estar da população. As primeiras medidas são muito pequenas. É bem verdade que demonstram uma clara intenção e vontade de trabalho, mas são uma casca de noz no oceano de soluções almejadas.

A Santa Casa da capital está novamente estrangulada, quase em coma. Muito pode ser feito pelo principal hospital da cidade. A administração do Hospital Regional é complexa e não pode apresentar apenas a abertura de poucos leitos como solução. Priorizaram dois hospitais de Dourados para receber recursos do cofre estadual. Uma ação rápida salvaria vidas.

Pela primeira vez o sistema de segurança do estado tem alguma chance de trabalhar unificado - seus três comandantes (Secretário de Segurança, Comandante da Polícia Militar e Diretor Geral da Polícia Civil) falam o mesmo idioma. E mais, tem largo espaço para trabalhar em conjunto com o Ministério Público. Mas as pontes com as Polícias Federal e Rodoviária ainda terão de ser construídas. Todos os municípios devem ser protegidos, mas há prioridades: a faixa de fronteira tem prioridade zero (o policiamento dessas estradas já melhorou), a população de Campo Grande é tão importante quanto a de Rochedo, mas a "sensação" de segurança é criada na Capital.
Basta uma pequena agenda positiva. Apenas em duas secretarias, para que a população continue a entender que aprendeu a votar e não cometeu o mesmo erro quando da eleição municipal ao escolher administradores que só sabiam debater o passado e não saiam dos microfones e holofotes fáceis.

Os milhões para retirar as pedras de Concepción que atrapalham os transportes
Os milhões para retirar as pedras de Concepción que atrapalham os transportes

Os governos estaduais começaram a instalar os chips de identificação nos carros

Um programa meio futurista do Departamento Nacional de Trânsito deve entrar em vigor até a metade do ano. É o Siniav - Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos - que prevê que os 85 milhões de carros, motos e caminhões do Brasil instalem chips com todas as informações dos veículos, e que as vias tenham antenas capazes de captar esses dados. Já há algum tempo existe um sistema que funciona muito bem no Estado de São Paulo - o Sem Parar, que permite que carros passem direto pelos pedágios e entrem nos estacionamentos. A ideia do Siniav é excelente, possibilitará a identificação em tempo real de veículos roubados bem como permitirá um estudo mais aprofundado e realista do trânsito nas estradas e avenidas. Tudo perfeito se não fosse o preço: algo como R$ 95 para instalar o chip no carro. Muito caro!

Os milhões para retirar as pedras de Concepción que atrapalham os transportes
Os milhões para retirar as pedras de Concepción que atrapalham os transportes

O "ajuste econômico" não será neutro

Enquanto os empresários aplaudem, o povo fica cada vez mais preocupado. Em julho passado, o Ibope apontava que 75% dos brasileiros acreditavam que a situação econômica do país seria melhor ou igual a de 2014. Em uma nova pesquisa em 2015 a taxa dos crédulos caiu para 59%. O povo brasileiro ficou mais pessimista. No outro lado, a quase totalidade dos empresários aplaudem as medidas tomadas, e até pelas sonhadas, pelo novo Ministro da Fazenda.

O enredo está pronto. O discurso é bonito. "Basta fazermos a lição de casa...". Não é bem assim, não é tão fácil como querem convencer. Basta lembrar um estudo do economista Luiz Gonzaga Belluzzo - entre 1995 e 2011 o governo brasileiro transferiu para os detentores da dívida pública (leia-se bancos), sob a forma de pagamentos de juros, um total acumulado de 109% do PIB (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país). Traduzindo: nunca como antes o Brasil pagou tanto para os bancos. Só de juros, uma vez que a dívida não está sendo paga. Ainda, a maior missão da equipe econômica recém empossada é a de arrumar dinheiro para garantir o pagamento de juros. Esse dinheiro recebe o apelido de "superávit primário". Pura embromação praticada pelos poderosos há dezenas de anos para enganar usando o "economês". Uma pergunta fácil de ser respondida: adivinhem do bolso de quem sairá o dinheiro para pagar os bancos?

Os milhões para retirar as pedras de Concepción que atrapalham os transportes
Nos siga no Google Notícias