ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

Os números da Mãos Limpas italiana

Mário Sérgio Lorenzetto | 22/03/2016 10:45
Os números da Mãos Limpas italiana

Todas as estruturas políticas estão desabando. Tal como ocorreu na Itália, a pátria que nos legou a operação judicial denominada "Mani Puliti", o modelo que vem sendo copiado com afinco por Moro e seus colegas. A gênese e o desenvolvimento das duas crises, Itália e Brasil, são quase idênticos. Saíram de ditaduras, ingressaram em democracia com décadas de estabilidade com considerável progresso econômico, e sofreram uma forte degeneração de seu tecido político. Os partidos adquiriram um protagonismo desmedido nos dois países. Na Itália se falava em "partidocracia" ao invés de democracia. Esses partidos, especialmente o Partido Socialista e a Democracia Cristã, não se entendiam minimamente, constituíram fóruns políticos única e exclusivamente litigiosos. Acabaram gerando saturação na sociedade civil e no meio empresarial. A operação "Mani Puliti" surgiu como fruto dessa colisão política.

A operação italiana condenou 4 ex-primeiro-ministros, 438 dirigentes partidários e parlamentares, além de 872 empresários. Também foram investigados 6.059 políticos e empresários e dessas investigações, saíram 2.993 mandados de prisão. O líder socialista, Bettino Craxi, considerado o centro da operação, preferiu autoexilar-se. E ainda, 11 dos condenados acabaram cometendo suicídio. Dois suicidas eram famosos: Gabriele Calhari - presidente da Ente Estatal de Hidrocarbonetos (ENI), a similar de nossa Petrobras, e Raul Gardini - presidente da poderosa Montedison, a maior indústria petroquímica da Itália. Os resultados judiciais foram irregulares.

Muitos foram condenados e muitos foram absolvidos. Mas a "Mani Puliti" aniquilou o sistema político tal como estava configurado. Desapareceram os principais partidos. As urnas ceifaram os votos do Partido Socialista e da Democracia Cristã. Os membros que deles restaram, tiveram de se submeter a uma envergonhada engenharia de criação de novos partidos. O fosso entre os cidadãos e os políticos alargou-se. A desconfiança em relação a todos os políticos enraizou-se profundamente - e passados 25 anos do início da "Mani Puliti", ainda está presente. A Mani Puliti teve enormes méritos, mas o pior de seus legados foi o surgimento, direto dos escombros dos partidos, da figura patética de Silvio Berlusconi. A pergunta a ser feita no Brasil é: quem estará no poder nos próximos meses? Impossível de respondê-la. Existe a possibilidade de que todos os prováveis candidatos ocupem uma cadeira em Curitiba e não em Brasília.

Os números da Mãos Limpas italiana

Penhora de bens de sócio fica mais difícil.

O novo Código de Processo Civil dificultou o acesso ao patrimônio dos sócios de uma empresa em casos de execuções de dívidas. Não será mais permitido, por exemplo, a penhora ou o bloqueio de bens sem que o sócio seja ouvido pelo juiz. Antes, não havia um procedimento a ser seguido. Na prática, era comum que magistrados incluíssem os sócios na divida. Isso ocorria principalmente nas dívidas com o fisco. O empresário dormia com dinheiro na conta e quando acordava não estava mais lá. E muitas vezes ele nem sabia o porquê.

Os números da Mãos Limpas italiana

Mudanças no divórcio de empresários.

Qual a parte do cônjuge em uma empresa quando ocorre o divórcio? Até agora cabia aos sócios dizerem quanto valia a empresa e suas partes (quotas). Essa prática acabou. Com o novo Código do Processo Civil (CPC), o ex-cônjuge pode entrar na justiça inquirindo a empresa sobre o valor e dele discordar. O divórcio de um dos sócios, sem dúvida trará mais dor de cabeça para a empresa. A pendência era resolvida na Vara de Família, geralmente com um acordo entre quem estava divorciando, agora o juiz determinará um perito para verificar o valor das quotas.

Os números da Mãos Limpas italiana

História de superação: uma inglesa que só pisca os olhos conclui curso universitário.

Onze anos após ter sofrido um derrame que imobilizou todo seu corpo, a inglesa Dawn Faizey recebeu seu diploma universitário em Artes. É uma imensa façanha. Não lhe faltou uma incrível capacidade de superação e de força de vontade.

Só permanecer vivo já é uma façanha para quem é acometido pela "Síndrome de locked in" (Síndrome do enclausuramento). A pessoa perde a totalidade dos movimentos, só restando o piscar dos olhos. Estima-se que 90% deles acabam morrendo em menos de 4 meses. Apesar de apresentarem a capacidade intelectual intacta, assim como a visão e a audição, vivem "trancadas" no próprio corpo, sem poder nem mesmo engolir. Isso acontece quando o AVC atinge o tronco cerebral, a parte mais primitiva e vital do encéfalo, que faz a ligação da medula com o cérebro.

A inglesa utiliza o movimento dos olhos para ditar seus pensamentos. Ela está equipada com um computador que decifra suas piscadas. Mesmo com a ajuda desse recurso, foram necessárias várias semanas para que cada exame fosse finalizado, pois a velocidade com que ela registra seus pensamentos se limita a uma média de 50 palavras por hora. Mas a tecnologia melhorará.

Na Universidade de Tenessee estão desenvolvendo um teclado virtual controlado por ondas cerebrais. Uma touca com eletrodos é ligada ao monitor e cada vez que aparece no teclado virtual a letra desejada, o cérebro emite uma resposta captada pelo aparelho. Por enquanto, são necessários 40 segundos para que cada letra seja escolhida.

Nos siga no Google Notícias