ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Propaganda eleitoral virou lixo

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/08/2016 07:05
Propaganda eleitoral virou lixo

O descrédito da população cresce a cada dia. A imagem vale mais que quaisquer palavras. E real. A ideia já está em mais de uma residência. Tristes partidos.

Propaganda eleitoral virou lixo
Propaganda eleitoral virou lixo

O sonho olímpico é construído com mentiras e rios de dinheiro.

Cidades que organizam Jogos Olímpicos recorrem a orçamentos falsos e escondem custos. A conclusão é um recente estudo da Universidade de Oxford. Entre as várias polêmicas que envolvem o maior evento esportivo do mundo, estão os custos do evento, em um país que atravessa uma das maiores crises econômicas de sua história. Segundo a universidade famosa, a verdade é que os Jogos do Rio de Janeiro estão longe de ser os mais dispendiosos. A universidade comparou os gastos das Olimpíadas desde 1960.

Concluiu que a do Rio custou pouco mais de 4 bilhões de euros. Uma redução significativa face aos valores da década anterior, que se situavam na casa dos 8 bilhões de euros. A análise inclui apenas os gastos com as competições esportivas propriamente ditas. Transportes, estradas e hotéis não fazem parte do estudo. Oxford afirma que os últimos gastos, geralmente, são superiores aos dos jogos propriamente.

Propaganda eleitoral virou lixo
Propaganda eleitoral virou lixo

Qual o tamanho da derrapada no orçamento das Olimpíadas?

Outro objetivo dos acadêmicos de Oxford foi descobrir o tamanho da derrapada no orçamento inicial em cada Olimpíada. Eles descobriram que as Olimpíadas são o mega evento que mais ultrapassa os limites dos orçamentos. Afirmam que a média das derrapagens é de 176%. Eles também afirmam que o legado olímpico é irrealizável. Não passa de mentira. Também afirmam que os Jogos Olímpicos são como um cheque em branco, sempre que surge um problema, atira-se mais e mais dinheiro para eles.

Propaganda eleitoral virou lixo
Propaganda eleitoral virou lixo

O péssimo legado econômico dos Jogos Olímpicos.

A previsão da consultoria Moody´s de gastos totais de turistas durante os Jogos Olímpicos é de 386 milhões de euros. Demasiado pouco. O fluxo de turistas estrangeiros e brasileiros sem os jogos seria de 6.921 pessoas. Com os jogos vai a 7.271 turistas. Uma diferença insignificante de 350 pessoas. A Moody´s também tem dificuldades em ver melhorias a longo prazo. Prevê um impacto nas vendas circunscrito apenas às semanas dos jogos. Terminados, as vendas murcharão.

Outra consultoria, a Heuler Hermes, não tem dúvida de que a inflação pode tornar os Jogos Rio 2016 nefastos para a economia brasileira, ao invés de a ajudar. Sobe desde 2012 e, segundo a consultoria, só estabilizará em 2020. Também faz um péssimo prognóstico para as empresas situadas no Rio de Janeiro. Diz que as Olimpíadas aumentarão em 5% o número de falências na "Cidade Maravilhosa";12% delas serão microempresas.

As Olimpíadas no longo prazo poderão ajudar a promover o Rio de Janeiro como destino turístico. Mas não serão as Olimpíadas a mudar o humor dos empresários ou a convencer estrangeiros a investir no Brasil.

Nos siga no Google Notícias