ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Em Pauta

Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam

Mário Sérgio Lorenzetto | 05/07/2014 07:53
Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam

O que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam

Para não ter surpresas na hora de pedir a aposentadoria, o segurado deve conferir se o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem todas as informações sobre o seu tempo de serviço e as suas contribuições. A atenção especial deve ser voltada para as contribuições mais antigas ou das empresas que fecharam. O maior problema está nas contribuições antes de 1976. Nessa época ainda não havia a Rais – que significa Relação Anual de Informações Sociais - que contêm os dados de cada emprego do trabalhador.

O segurado consegue aumentar a aposentadoria com os dados corretos. Quanto maior o tempo de contribuição, menor é o desconto do fator previdenciário e do índice usado nas aposentadorias por idade. Para provar as contribuições anteriores a 1976 ou mesmo no caso das empresas que faliram, é preciso apresentar, no INSS, a carteira de trabalho e os holerites e exigir que os períodos e valores sejam contados.

A alternativa à carteira e holerites é a apresentação de cópia dos livros de registros das empresas onde o segurado do INSS trabalhou. Se a empresa fechou, o segurado deverá ir à Junta Comercial, onde será possível saber quem ficou com a documentação dos empregados.

Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam
Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam

Cerrado é o bioma que mais corre risco com a seca intensa deste inverno

E seca no Cerrado significa queimada. Desde o início do ano, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 19 mil queimadas no país. É o maior número de eventos desde 2004, sendo consequência da estiagem do Verão e a seca que se prolonga no Outono e Inverno. Das queimadas, 20% foram registradas no Cerrado, considerando que todo o restante ocorreu ou ocorre no restante de um país de dimensões continentais.

Até ontem, conforme os registros do Inpe, o Mato Grosso é o estado mais atingido pelos incêndios florestais, seguido pelo Tocantins. E o Mato Grosso do Sul também está castigado. As queimadas foram registradas pelo Inpe em Corumbá, Miranda e Santa Rita do Pardo, com quatro eventos cada; Sidrolândia, com dois e Camapuã com um.

A situação tende a piorar. Até o momento, 2014 perde no registro de focos de calor somente para os anos de 2002, 2003 e 2004, no total e ainda estamos na primeira semana de julho. Para evitar danos, o governo do Estado de São Paulo proibiu a queima da palha da cana-de-açúcar nas áreas mecanizadas e determinou o fim da prática para 2017 nas áreas não mecanizadas.

Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam
Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam

Futebol, cerveja e hospitalidade

É o Brasil, segundo alemães e belgas entrevistados pelo Ibope. O estudo aponta que entre os turistas dessas nacionalidades que estão no Brasil por ocasião do torneio, 62% afirmam que as partidas realmente são a grande atração do evento. Já 57% elegeram a hospitalidade brasileira como diferencial da Copa. E outros 39 % elegeram a cerveja, definida por alguns como perfeita.

Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam
Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam

Antes havia quase todo quintal, mas agora o preço baixo incentiva consumo de abacate

A queda ocorre em consequência de uma supersafra da fruta, cuja área plantada cresceu em todo o país. Dados da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) apontam que a aumento gradativo da oferta. Em maio de 2013, a companhia recebeu 1,9 mil toneladas do abacate do tipo quintal mesmo. O preço era R$ 1,72, o quilo. Já em maio deste ano foram registrados mais de 2,41 mil toneladas, com um preço médio por quilo de R$ 1,52. As compras feitas pela Ceagesp são um termômetro de consumo do país. Mato Grosso do Sul, por exemplo, abastece o consumo interno com 80% de frutas, verduras e hortícolas vindos, principalmente, de São Paulo.

No caso específico do abacate, fruta que ainda é encontrada em muito quintal sul-mato-grossense, a venda na Ceagesp chega a 1 tonelada e a produção tem aumentado em cerca de 30% de um ano para outro. O consumo não acompanhou o crescimento da oferta, evoluindo somente10%.

Do quintal ou da gôndola do supermercado, consumir abacate é um bom negócio. A fruta é originária da América Central e tem mais de 300 variedades. Para incentivar o consumo, a Ceagesp preparou até um mural de curiosidades:

- O primeiro pé de abacate do tipo antilhano foi plantado pelo rei Dom João VI no Jardim Botânico, trazido do México. Na década de 1950 e 1960, uma empresa de mudas frutíferas introduziu as espécies mexicana e guatemalteca, dando origem às demais variedades existentes.

- Dali a espécie se adaptou muito bem em terras brasileiras, sendo que a maior parte das variedades existentes no mercado – cerca de 150 – são originárias de enxertos e de cruzamento de espécies.

- Os nomes das variedades de abacate existentes no mercado tiveram origem peculiar: o abacate geada recebeu este nome não porque é resistente ao frio, mas porque foi desenvolvida em um sítio na região de Campinas (SP) chamado de Fazenda Geada. O tipo quintal foi denominada pelo mesmo motivo. Já o abacate margarida foi batizado assim porque a esposa do chacareiro que produziu essa variedade tinha esse nome. Mesmo caso da variedade Breda, assim chamado pelo seu criador Antônio Breda, que tinha uma pequena produção em Limeira (SP). O abacate fortuna recebeu esse nome porque, segundo diz a lenda, seu criador ganhou muito dinheiro com o produto.

O abacate só amadurece depois que é retirado do pé

Nunca se deve apalpar o abacate para saber se ele está maduro: isso só oxida a sua polpa. Abacate mole não significa que está maduro: esta condição é indicada pela cor da casca, que deve estar opaca. O abacate tem uma má fama devido ao seu alto nível de gordura. Entretanto, é um tipo de gordura monoinsaturada que estimula a produção do colesterol bom para o organismo, comparável ao azeite de oliva, notadamente conhecida por suas propriedades terapêuticas no trato da pressão alta, colesterol e ação antioxidante.

A maioria dos abacates encontrados no mercado tem um teor de gordura entre 7% a 8%. Na variedade margarida, esse teor sobe para 15%. Já no tipo HAS, mais conhecida no mercado como avocado, e comumente usado em pratos salgados como guacamole e recheio de sushi, o teor de gordura chega a ser de 21%. Segundo dados da FAO DE 2013, O maior produtor do mundo de abacate é o México, com 25% do total do mercado, seguido de longe pelo Chile (8,3%). O Brasil é nono produtor mundial de abacate, com 160,4 mil toneladas produzidas em 2011 em 10,75 mil hectares, o que corresponde a 3,62% da colheita global.

Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam
Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam

Holandeses estão confiantes e lideram busca por passagem para a final da Copa

De fato a campanha da Holanda está boa. Os torcedores não querem acompanhar a possibilidade de ver sua seleção erguendo a taça somente pela televisão. Ainda que não cheguem ao estádio, e eles sabem disso, querem estar em solo brasileiro. Ou seja, no mesmo plano físico que os jogadores. O desejo é tanto, que a busca por passagens aéreas cresceu 182% para os próximos jogos do torneio, conforme a empresa de viagens Skcanner. Também estão muito confiantes os alemães, 55% de aumento de procura de preços de passagens aéreas. Os hermanos argentinos elevaram em 11%, mas isso vai mudar, com certeza.

Saiba o que fazer com as contribuições ao INSS de empresas que fecharam
Nos siga no Google Notícias