ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Sou tímido e isso é uma vantagem

Mário Sérgio Lorenzetto | 14/09/2016 07:05
Sou tímido e isso é uma vantagem

É tímido? Saiba, em primeiro lugar, que está muito bem acompanhado. Agatha Christie, Charles Darwin e a atriz Keira Knightley são expoentes da timidez. Darwin mudou o mundo. Mas muitas nações, especialmente o Brasil, esqueceram as vantagens da timidez.

Quando estiver com algum problema de timidez lembre-se de Agatha Christie. Em 1958, organizaram uma festa em sua honra. Uma de suas peças havia batido o recorde de público. Christie botou sei melhor vestido, umas luvas brancas elegantes e se dirigiu ao luxuoso Hotel Savoy, onde ocorreria a festa. Quando chegou, o porteiro não a reconheceu e impediu seu ingresso no salão da festa. O que fez, então, a escritora mais famosa de sua época? Sentou na sala de espera e esperou até o término da sua festa... sozinha. Na mais envolvente timidez.

Sou tímido e isso é uma vantagem

A timidez é uma questão de vida ou morte?

Para quem não é tímido, as situações vividas pelos que são, podem ser incompreensíveis. Mas, acreditem, a timidez pode envolver situações de vida ou morte.

O doutor Henry Heimlich, que deu seu nome à popular manobra que salvou milhares de vidas de pessoas engasgadas, conta que as vítimas muito tímidas preferem sair do recinto onde se encontram para não incomodar ninguém e acabam afogando, causando um dano cerebral ou morrendo.

Os estudiosos do assunto, narram que os muito tímidos sentem- se aterrorizados com as perguntas de uma plateia para a qual conseguem superar-se e realizar uma palestra, por exemplo. Alguns chegam a ponto de vomitar.

Sou tímido e isso é uma vantagem

A timidez como estratégia evolutiva

Ficou claro que a timidez não impede o êxito de alguém talentoso. Mas, podemos afirmar que ela traz nos traz benefícios? Os biólogos garantem que sim. E dizem que foi a timidez que permitiu nossa sobrevivência.

No mundo animal, do qual fazemos parte, querendo ou não, os mais ousados conseguem as melhores presas e as melhores parceiras, mas os tímidos sobrevivem mais pois evitam os enfrentamentos. A timidez, dizem os estudos, é a capacidade de pensar que uma pessoa é parte de um grupo maior de indivíduos. Os tímidos sentem-se melhor agindo em conjunto com outras pessoas.

Dependendo da cultura, a timidez não tem, necessariamente, conotações negativas. No Japão, na Finlândia é demais países nórdicos, a timidez é bem recebida. Ela está diretamente associada à modéstia. Também são consideradas mais reflexivas.

Há um ditado que exprime as vantagens da timidez: "cachorro que late nunca apanha a lebre". Porém, nos Estados Unidos ela é vista como uma desordem na medicina. Com os protestos de mi

Uivos psiquiatras que entendem que a timidez faz parte da personalidade e que, alguns, desejam corrigi- la simplesmente porque não, está nas normas. No "DSM IV", a Bíblia da psiquiatria, detalham comportamentos curiosos como a "síndrome da bexiga tímida", que representa a incapacidade de urinar em banheiro público. Os tratamentos prescritos vão desde terapias, conversas, até pílulas contra a ansiedade. A seguir nesse passo, acabarão medicando até os ventos.

Mas lembrem-se, a timidez é muito mais comum do que pensam. Um dos maiores erros dos timidos é pensar que seus problemas são pouco usuais, quando, em verdade, são universais.

Sou tímido e isso é uma vantagem
Nos siga no Google Notícias