ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Xingando muito no Procon

Mário Sérgio Lorenzetto | 25/04/2016 08:19
Xingando muito no Procon

Em 2015, os celulares lideraram a lista de produtos que mais tiveram reclamações registradas por consumidores por defeito de qualidade, de acordo com os dados divulgados pela Fundação Procon de São Paulo e refere-se ao ano de 2015. O Procon do Mato Grosso do Sul não respondeu à indagação feita pela coluna sobre produtos com maior reclamação. O quadro é da Galileu.

Xingando muito no Procon
Xingando muito no Procon
Xingando muito no Procon

Quanto tempo demora para um produto ser trocado pelos consumidores?

As geladeiras lideram a lista de equipamentos que demoram mais tempo para serem trocados. Na outra ponta, os celulares são os produtos com o maior índice de reposição de peças, mas também são os trocados mais rapidamente. A pesquisa foi realizada pelo Idec e Market Analysis.

Xingando muito no Procon
Xingando muito no Procon

Celulares: a indústria do "mais do mesmo" vai bem.

Desde a morte de Steve Jobs, em 2011, a Apple recebe críticas por não apresentar inovações semelhantes às da época dos lançamentos do iPod e do iPhone, que revolucionaram a tecnologia. A tática de desenvolver " o mais do mesmo", no entanto, vai bem: só no final do ano passado a Apple vendeu quase 75 milhões de iPhones no mundo e em nos três últimos meses do ano, registrou lucro superior a US$ 18 bilhões. O marketing da Apple é de uma eficiência assombrosa - para que você fique com vontade de comprar um celular novo todos os anos, investe em pesquisas para entender suas preferencias e hábitos de consumo, e só as atende a conta-gotas. Ainda que saiba 100 preferências, atende a 10 ou 15 anualmente.

Xingando muito no Procon

Carros da Tesla, você ainda terá um.

O patinho feio virou cisne. Os primeiro automóveis da história eram elétricos, mas foram substituídos pelos motores a diesel e a gasolina. Nos anos 80, os elétricos carregavam a fama de serem lentos e pesadões. E o pior, tinham baixa autonomia, só viajavam de Campo Grande a Aquidauana, alcançavam pouco mais de 100 km sem uma recarga. Patinhos feios lentos.
Quando lançou o seu primeiro modelo com produção em série, a Tesla, uma jovem empresa sediada em Palo Alto, na Califórnia, transformou o conceito dos carros elétricos. Seu primeiro modelo acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e tem autonomia de 400 km, viaja de Campo Grande a Paranaíba sem necessitar ser conectado a uma tomada elétrica. O primeiro Tesla ainda oferece design superarrojado e espaço interno 50% maior do que qualquer outro carro sedã. Para completar a fama do Tela, foi o primeiro veículo a atingir a nota máxima em todos os testes de segurança. Viraram cisnes.
O Modelo S, primeiro carro da Tesla, lançado em 2012, vendeu 200 mil veículos. Em 2015 foram vendidos 540 mil, e a projeção para 2016 é alcançar 1 milhão, superando a marca de 1% das vendas globais anuais. É claro que a Tesla enfrentará inúmeros concorrentes, só na China, existem mais de 100 fábricas de carros elétricos, mas a fama adquirida pelos Tesla, por enquanto, os torna, as Ferraris dos carros elétricos. Custam em torno de R$120 mil.

Xingando muito no Procon
Nos siga no Google Notícias