ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Finanças & Investimentos

2015 é o ano para investir em lazer e cultura

Emanuel Gutierrez Steffen | 20/03/2015 13:09

Dólar, juros, inflação e tributos em alta, risco de desemprego, futuro incerto... Mesmo com os dez – ou mais – feriados prolongados que temos pela frente, muita gente já refez planos e desistiu de viajar. Estrategicamente, abandonar planos de lazer pode não ser a melhor escolha, principalmente em um ano sombrio como 2015.

Com a taxa Selic acima de 12% e muita instabilidade na economia, a melhor estratégia de defesa é evitar dívidas e poupar para aproveitar os ganhos da renda fixa. Você deve rever planos para financiar carro, casa ou bens de grande valor. Se eles forem realmente necessários, é oportuno escolher modelos mais básicos, para não engessar demais seu orçamento com as prestações. Evite comprometer demais o orçamento e fuja dos parcelamentos.

Para aliviar a frustração de adiar um grande sonho de consumo, gastos com lazer e qualidade de vida caem como uma luva. Priorize decisões de consumo que podem ser pagas à vista ou que possam ser postergadas caso surja um imprevisto. É o caso de viagens e de outras experiências que podem ser ajustadas de acordo com seu bolso e sua agenda.Dólar em alta significa aumento nos preços de viagens para o exterior e nas passagens aéreas domésticas. Porém, ao mesmo tempo que os preços aumentam, diminui a procura por esses serviços, o que aumenta a probabilidade de descontos para quem fechar seus pacotes mais em cima da hora.

Quando há poucos feriados, fazemos de tudo para garantir nossas viagens nessas raras oportunidades. Com vários feriados, aumentam as chances de desistência de última hora. Em 2015, haverá muita gente desistindo de suas reservas de passagens e de hotel para ajustar viagens em feriados posteriores.

Como nenhum hotel ou companhia aérea querem que suas vagas fiquem disponíveis, é previsível que 2015 seja o ano das promoções de última hora, com ótimos descontos para quem fechar voos ou hotéis na véspera da viagem. Se você acha ruim decidir em cima da hora, adote a estratégia do Plano A mais Plano B. Faça planos para uma viagem mais sofisticada, mantendo contato frequente com um agente de viagens e contando com descontos de última hora. Mas tenha também planos para um roteiro cultural em sua cidade ou região, caso a promoção não ocorra na data prevista.

O segredo é poupar regularmente, criar reservas para imprevistos e aproveitar parte delas para viajar com descontos se os imprevistos não ocorrerem. Ao optar por qualidade de vida, as boas experiências contribuem para tirar, ao menos de sua casa, o clima de pessimismo.

Fonte: Gustavo Cerbasi/ maisdinheiro.com.br

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências. *Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67) 3306 - 3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen, criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias