ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Finanças & Investimentos

5 Dicas para evitar a procrastinação e realizar seus objetivos

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 07/09/2015 08:42

Muitas pessoas nos procuram, pessoalmente ou por e-mail, dizendo que gostariam de mudar suas vidas, mas não sabem como; querem construir alguma mudança e não sabem por onde começar ou como combater um problema muito comum: o adiamento de decisões importantes.

Algumas pessoas possuem dificuldades financeiras, outras no relacionamento, mas sempre percebo algo belo nessas pessoas: o esforço, o otimismo e os valores. O texto de hoje aborda um pouco deste universo, mas com foco em práticas para evitar o “deixa para depois”.

Comece definindo metas e objetivos: Todos nós temos metas e objetivos pessoais e profissionais. As pessoas de sucesso costumam ter isso bem claro não só na cabeça, mas também em planilhas ou de forma impressa, e analisam o atingimento dessas metas e objetivos diariamente (ou no máximo semanalmente).

Se você não tem esse hábito, é importante repensar. Vamos fazer um teste? Responda para você mesmo: como você gostaria que sua vida estivesse daqui a 20 ou 30 anos? O que você está fazendo hoje para alcançar esses objetivos? Seus passos, pensamentos e atitudes são condizentes com o que você almeja?

Se você teve dificuldades ao responder algumas dessas perguntas, então é hora de rever seus hábitos com relação às metas e objetivos pessoais e profissionais.

A procrastinação só distancia você da verdadeira felicidade

Bem, voltando ao assunto, uma vez que você já tem claro para si mesmo suas metas e objetivos, você já tem condições de definir aquilo que é importante e priorizar sua execução, deixando cada vez mais de lado o urgente e o circunstancial.

E aí aparece uma palavra feia demais (feia na pronúncia e na escrita): procrastinação. O que significa esse “monstro”? Essa palavra significa retardar uma ação, deixar para depois, falta de vontade de fazer algo, adiar, atrasar, e assim por diante.

E o que a procrastinação tem a ver com objetivos e metas? É bem provável que seus objetivos e metas, tanto pessoais quanto profissionais, estejam atrelados com aquilo que você chama de felicidade, não é mesmo? Todos nós buscamos felicidade, e geralmente quando definimos um objetivo pessoal, é porque esse objetivo está atrelado com nossa felicidade.

Se alcançar as metas e objetivos pessoais vai trazer felicidade, então é só executar! Na teoria é simples, eu sei, e aí aparece a procrastinação, o ato de não fazer, de deixar para amanhã, deixar para depois.Na prática, procrastinar significa deixar de alcançar suas metas e objetivos, deixar para amanhã a sua felicidade. Mas, será que amanhã dará tempo? Faz sentido agir assim?

O que pode ser mais forte do que a sua vontade de alcançar suas metas e objetivos? Sinceramente, nada pode ser mais forte que você! Você é quem “comanda” a sua vida, portanto, se você tem claro suas metas e objetivos e agora já sabe que isso vai te trazer felicidade, então procure eliminar essa palavra procrastinação da sua vida!

Uma sacada aqui: quando você procrastina, aquilo que era importante poderá se tornar urgente, e o urgente é aquele tipo de atividade que chamamos de “apagar incêndio”. Quanto mais procrastinar, mais atividades urgentes aparecerão na sua vida, o que vai impactar diretamente na administração do seu tempo e na realização de seus objetivos.

5 dicas para evitar a procrastinação e realizar seus objetivos

Algumas dicas para ajudar a eliminar a procrastinação:

Faça cada uma das atividades na hora certa: esse é um trabalho de autoconhecimento. Eu, por exemplo, rendo muito mais no período da manhã. Portanto, 8 horas da manhã já estou na ativa, e vou parar apenas por volta das 12:30 ou 13 horas. Nesse período, minha produtividade é muito alta, o que não ocorre à tarde. Sendo assim, procuro fazer as atividades mais complexas na parte da manhã, aquelas que exigem mais concentração e foco. Quando eu preciso fazer algo um pouco mais criativo, resolver algo complexo, geralmente prefiro fazer a noite, após as 23 horas. Ache seus melhores momentos e execute suas atividades de forma inteligente, na hora certa;

Priorize suas tarefas: essa prática ajuda muito, pois traz clareza sobre o que realmente é importante e precisa ser executado. E se você priorizou e sabe que é importante, você já sabe que se não fizer, isso se tornará urgente;

Defina prazos: os prazos trazem o sentimento de urgência. Se você apenas prioriza suas tarefas, a procrastinação ainda pode te pegar. Mas quando você define prazos para você mesmo, aí entra o seu comprometimento e responsabilidade consigo mesmo. E quem gosta de falhar consigo mesmo? É uma espécie de fracasso, não é mesmo?

O feito é melhor que o perfeito: por vezes procrastinamos por achar que algo não vai dar certo ou que o caminho ainda está um pouco obscuro. Lembre-se: o feito é melhor que o perfeito, portanto vá em frente, com sorriso no rosto e firmeza nas decisões;

Tenha metas e objetivos: sem dúvidas, essa é a melhora dica! Se você tem um objetivo de vida e luta por ele, nada pode te derrubar. A vida é cheia de surpresas, sabemos disso, mas é tudo uma questão de teste. Você realmente quer alcançar seu objetivo de vida? Pois bem, foco e trabalho, e tenha a certeza que será “testado”. Quanto mais procrastinar, mais longe estará do seu objetivo, que é a sua própria felicidade.

Conclusão: Procrastinar é, em essência, dar de ombros para a felicidade. Ao definirmos metas e objetivos, tudo o que queremos é alcançá-los e poder comemorar estes momentos. Não adianta querer e ficar se sabotando ou até mesmo “enrolando”; isso só piora as coisas. Até a próxima!

Fonte: dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen, criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias