ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Finanças & Investimentos

Alguns dados sobre o stress financeiro

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 31/01/2014 08:43

Já virou um clichê mais do que batido dizer que o stress é o grande mal do Século XXI. O stress afeta todas as pessoas sem discriminação: homens, mulheres e crianças. Até pessoas que moram longe dos grandes centros urbanos, onde teoricamente o ritmo de vida é mais tranquilo, sofrem de stress.

O stress causa doenças, causa conflitos, causa problemas familiares e profissionais. Mas o que causa o stress? Para responder esta pergunta, a Sociedade Americana de Psicologia (APA –American Psychological Association) começou a fazer um estudo em larga escala para tentar “mapear” os efeitos, as fontes e as formas de manifestação do stress nos Estados Unidos. Chamada “Stress in America”, a pesquisa teve sua primeira edição realizada em 2007, e desde então vem sendo feita anualmente.

Uma coisa interessante, mas talvez não surpreendente (talvez até um pouco obvia), é que o dinheiro é a principal fonte de stress dos americanos. Obviamente, quando falamos que o “dinheiro” é a maior fonte de stress, estamos falando não do dinheiro em si, mas de assuntos a ele relacionados, como endividamento, gestão financeira e angústias geradas por investimentos e previdência, entre outros.

Em 2007, o único ano em que o dinheiro não foi apontado como o “vilão número um” do stress, o campeão foi o trabalho em si (os problemas profissionais em seu conjunto). Dali em diante, só deu “dinheiro” em primeiro lugar, todos os anos. A pesquisa foi feita nos EUA, com uma amostra de cidadãos americanos. Não conheço alguma pesquisa similar, nos mesmos moldes, feita no Brasil. Mas acho que não seria muito errado imaginar que, em outros lugares de mundo (inclusive aqui), os números devem ser parecidos.

O stress gera custos altíssimos e grandes perdas de produtividade, que afetam os indivíduos, as empresas e a sociedade como um todo. Esses custos e essas perdas são um motivo mais do que justificado para se investir em educação financeira. A educação financeira pode não fazer milagres, mas investir nela é atacar diretamente a maior fonte do stress. E você amigo leitor também sofre deste mal? Compartilhe sua opinião nos comentários. Até a próxima!

(*) informações portal André Massaro

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias