ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Finanças & Investimentos

Assuma o controle do seu crédito

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 11/04/2014 07:21

Você está começando a se sentir dominado por seu cartão de crédito? Siga os passos abaixo para assumir o controle. Não deixe que seu crédito controle você! Em vez de usar seu cartão de crédito para todas as suas compras, use-o de modo consciente. Por exemplo, use seu cartão para:

- Uma despesa alta que você não tem condições de pagar à vista, mas somente quando tiver certeza de que conseguirá pagá-la dentro de um certo prazo. Quanto mais rápido você saldar sua fatura do cartão, menos juros você pagará.
- Aproveitar as ofertas de pontos ou recompensas que você poderá trocar no futuro. Novamente, assegure-se de que conseguirá pagar a fatura de imediato ou num prazo curto.
- Fazer uma compra em que esta seja a única forma de pagamento. Se você usar seu cartão para pagar uma despesa corriqueira, salde-a antes de receber a próxima fatura.

Pratique os seguintes hábitos para gerenciar seu cartão de crédito com eficiência:

- Determine um limite mensal para seus gastos com o cartão e não o ultrapasse. Se mantiver seus gastos sob controle, você evitará assumir mais dívidas do que é capaz de pagar.
- Pague o total da fatura do cartão todos os meses ou pague o maior valor que puder. Evite transferir saldos de um mês para o outro, pois você pagará juros e isso só aumentará sua dívida.
- Pague sua fatura antes da data de vencimento. Lembre-se que depois da data de corte de seu cartão, você tem alguns dias para fazer o pagamento e, depois desse período, começam a correr os juros sobre tudo o que tiver ficado pendente. Se você administrar bem suas datas de corte e vencimento, estará usando seu cartão como um empréstimo livre de encargos.
- Se você tiver problemas para efetuar o pagamento em dia, comunique-se com a operadora de seu cartão. Desse modo, você poderá fazer um acordo para pagamento e evitar que isso afete seu histórico de crédito.
- Se você perceber que não conseguirá pagar o total da fatura, deixando saldo para o mês seguinte, use o cartão de crédito com a menor taxa de juros que tiver. Aprenda como escolher um cartão de crédito e leia com atenção o contrato de seu cartão para entender o impacto dos juros compostos – ou seja, o valor adicional de juros sobre o valor das compras e dos juros que não foram pagos nos meses anteriores.

Lembre-se do que você NÃO deve fazer com seu cartão de crédito:

- Não use seu cartão como um segundo salário. Lembre-se de que estará usando dinheiro emprestado sujeito a juros. Por isso, não compre coisas que estejam além de suas possibilidades.
- Não adie o pagamento de sua fatura se você estiver perto da data de vencimento, ou se essa já tiver passado. Os pagamentos são processados no dia em que são recebidos, não no dia em que você os envia. Faça seus pagamentos com antecedência.
- Não tenha vergonha em pedir acordos para pagamento se você estiver passando por dificuldades financeiras. Quanto mais tempo você ignorar suas contas atrasadas, pior será. Ligue para a operadora de seu cartão para negociar um plano de pagamentos, ou procure um assessor de crédito.

Fonte de informações: http://www.consumidorconsciente.org

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen– Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias