ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Finanças & Investimentos

Como conseguir dinheiro para abrir um negócio

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 10/11/2014 08:31

Como conseguir dinheiro para abrir um negócio é um verdadeiro dilema vivenciado por muitas pessoas, já que de acordo com uma pesquisa realizada pela Endeavor - organização sem fins lucrativos especializada em identificar e viabilizar potenciais empreendedores, seis a cada dez universitários desejam abrir o próprio negócio.De acordo com a pesquisa, 62,8% dos entrevistados já empreendedores afirmam que os pais também possuem um negócio próprio e atendendo a demanda de um tema que está em evidência, 76,1% das instituições de ensino superior pesquisadas já oferecem alguma disciplina relacionada a empreendedorismo.Conheça alguns pontos fundamentais para iniciar o próprio negócio, considerando uma das principais dificuldades encontradas pelos empreendedores em geral: o capital inicial. Veja como funciona oempréstimo para empresas.

1.Planejamento para conseguir dinheiro e abrir um negócio: O planejamento é fundamental em todos os aspectos, inclusive financeiro. Antes de abrir seu próprio negócio pesquise exaustivamente o ramo que pretende empreender e conheça as facilidades e dificuldades que encontrará. Converse com pessoas do ramo, peça dicas, estude diferentes estratégias e procure saber quais foram os principais erros cometidos pelas pessoas que abriram um negócio semelhante ao seu projeto.Pense em possíveis diferenciais e de que forma pretende destacar-se no mercado. Com relação às finanças é importante prever como custeará ao menos as despesas pessoais até que o negócio comece a gerar lucro. Seja cauteloso e se já possui um emprego, avalie a necessidade de dedicar-se exclusivamente ao seu negócio antes dele começar a gerar lucros, afinal, quanto menor os recursos financeiros, mais bem administrados eles precisam ser.Uma administração eficaz, condizente com a realidade econômica da empresa, minimiza a possibilidade de erros que podem representar o fim do negócio. Pensando nisso, elabore um bom plano de negócios e faça as adaptações necessárias diariamente.

2. Dinheiro para iniciar o próprio negócio: Algumas pessoas passam anos trabalhando com o propósito de guardar dinheiro para investir num negócio próprio no futuro. Essa é uma forma bastante vantajosa de se iniciar um negócio, afinal não é necessário pagar juros ou abrir mão de algum bem. Porém, nem todos têm a possibilidade de economizar uma quantia razoável, que permita a abertura e a manutenção do negócio ao menos no primeiro ano.Alguns recorrem a familiares ou mesmo ao conhecido sócio investidor. No caso de buscar socorro financeiro entre a família ou amigos o mais recomendado é que o empréstimo seja documentado, contendo taxas e prazos pré-determinados. Além disso, é importante que a pessoa que está emprestando o dinheiro seja remunerada. O ideal é que a taxa estipulada seja vantajosa para ambos os lados: maior que o rendimento em uma aplicação convencional, como a poupança, e menor que um empréstimo pessoal adquirido em banco.Quanto ao sócio investidor, essa é outra opção para quem não possui dinheiro guardado. Nesse caso é preciso ter mais que o projeto claramente definido: é necessário saber apresentá-lo de forma a atrair pessoas que tenham dinheiro para investir. Geralmente nesse modelo de negócio um dos sócios entra com o trabalho e o outro com o investimento. Tudo deve ser especificado em contrato, como a divisão dos lucros, além de deveres e obrigações.

3. Como conseguir dinheiro para abrir um negócio sem envolvimento de terceiro ou divisão de lucro: Embora as formas de se obter recursos apresentadas acima possam ser bastante vantajosas financeiramente, muitas vezes não são possíveis. Dessa maneira é necessário buscar saídas como empréstimos e até a venda de bens.O empréstimo com garantia de imóvel pode ser a solução para levantar uma quantia razoável de capital sem a necessidade de ter que se desfazer da casa, já que o imóvel fica alienado ao banco ou financeira até a quitação da dívida.Esse tipo de empréstimo oferece taxas de juros bem reduzidas em comparação às demais linhas de crédito e o valor liberado podem chegar a 70% do valor do imóvel.Embora a liberação do crédito para o empréstimo com garantia de imóvel seja mais burocrática, pode ser ideal para o investimento no próprio negócio, que exige tempo para pesquisar o mercado e cautela na hora do investimento.

Fonte: bankfacil.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.*Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site:www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67) 3306-3613e solicite uma visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias