A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


07/04/2014 09:03

Como economizar enquanto estuda

(*) Emanuel Gutierrez Steffen

Se você ainda é estudante, pode estar imaginando que é muito cedo para pensar em economizar. Pois saiba que nunca é cedo demais! Seja para comprar aquilo que gosta, ou para projetos maiores, como fazer uma pós-graduação ou ir morar sozinho. Quanto mais cedo você começar a poupar, mais fácil será realizar seus planos. Veja agora algumas ideias para que, ao invés de acumular dívidas durante o seu curso, você consiga economizar para o futuro.

Veja Mais
Como os atletas perdem milhões
Qual é a melhor hora para comprar?

1 - Combine trabalho com estudos – Ainda que não seja muito fácil estabelecer um equilíbrio ao trabalhar enquanto estuda, é possível conseguir um emprego que não interfira com suas horas de estudo. Você pode começar procurando algo na própria universidade onde estuda, assim você economiza em tempo e transporte. Você também pode dar aulas particulares, trabalhar em uma lanchonete para economizar com comida ou procurar um estágio dentro da sua área de interesse, para que, além de ganhar algum dinheiro, você acumule experiência.

2 - Mantenha um bom desempenho acadêmico e boas notas – É comum que as instituições de ensino premiem os melhores alunos com bolsas de estudos. Seja aplicado! Os benefícios de ser um bom aluno não são apenas acadêmicos. Se você conseguir uma bolsa de estudos, gastará menos com seu curso e poderá economizar ainda mais.

3 - Resista às ofertas – Muitas vezes, sentimos aquela vontade de comprar uma coisa só porque está em oferta. Antes de comprar algo, pare e pense! Você está mesmo precisando daquilo? Se você comprar um artigo em oferta, mas que não seja necessário, você não estará realmente economizando, e estará fazendo um gasto imprevisto.

4 - Transforme seus gastos do dia-a-dia em poupança – Há várias maneiras de minimizar suas despesas diárias. Você pode economizar nas contas de luz e de internet se, em vez de estudar em casa, for para a biblioteca, por exemplo. Você também pode deixar o carro em casa e usar transporte público para economizar combustível.

5 - Prepare um orçamento pessoal e siga-o à risca – Comece fazendo um registro de compras e preencha sua Planilha de Receitas e Despesas. Anote todos os seus gastos: isso lhe dará uma ideia muito clara das despesas que você pode reduzir e das que poderá eliminar. Use essas informações para preparar um orçamento no qual você deverá designar quantias mensais para cada uma de suas despesas e não ultrapassá-las.

Por último e mais importante:

6 - Invista em sua educação financeira – O melhor período para acumular conhecimento, adquirir experiências e contatos são os estudos. Sendo assim aproveite estes primeiros recursos que conseguir com um trabalho para aprender como fazer o dinheiro trabalhar para você e quais são as alternativas disponíveis. Agindo assim com toda certeza você sairá da universidade um profissional mais completo, e mais pronto para lidar com os frutos de seu trabalho através da organização, poupança e conhecimento sobre investimentos. E você amigo leitor, tem alguma sugestão para nossos amigos estudantes conseguirem economizar mais neste período de crescimento? Não deixe de comentar. Até a próxima!

Fonte de informações: consumidorconsciente.org

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Opatriarca.com.br

 

Como os atletas perdem milhões
Recentemente, um amigo me enviou um artigo de revista que continha alguns exemplos divertidos dos gastos fora de controle de atletas profissionais. C...
Qual é a melhor hora para comprar?
Quando fui convidado a escrever este artigo para o Dinheirama, pelo Renato De Vuono, encarei isso como um grande desafio. Intuitivamente, e para ser ...
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?
Semana começando! E essa, em especial, após a “black friday”! E aí? Rolando uma “black ressaca” financeira, ou você conseguiu controlar esses instint...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions