A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


16/06/2014 11:20

Como posso levar educação financeira para minha família?

Por Emanuel G. Steffen (*)

Acredito piamente que a educação financeira é o jeito mais fácil para alcançar sonhos e objetivos financeiros. É claro que trabalho e uma boa dose de sorte também ajudam, mas o conhecimento proveniente da educação financeira é capaz de oferecer, na maior parte das vezes, grandes oportunidades.Atualmente, existem diversas iniciativas que levam a Educação Financeira para o conhecimento de todos. Aqui mesmo, no O Patriarca Investimentos, já tivemos a oportunidade de levar palestras e cursos para universidades, empresas publicas e privadas, associações, e famílias.

Veja Mais
Qual é a melhor hora para comprar?
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação

Ao contrário do que se possa imaginar, a educação financeira não é nenhum bicho de sete cabeças. Trata-se da prática de atitudes que privilegiem o planejamento e o bom senso em relação ao dinheiro e aos gastos do dia a dia.A educação financeira nos faz despertar para necessidades que não estão apenas no presente; ela nos faz enxergar o futuro e como podemos transformá-lo para melhor a partir de agora, do presente. E também ensina a poupar, investir.

Preocupado com a necessidade de oferecer ao povo brasileiro ações que fomentassem as práticas e os conceitos da educação financeira, o governo brasileiro criou, em 2007, um grupo de trabalho com representantes do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários e de outras instituições financeiras para desenvolver uma proposição de Estratégia Nacional de Educação Financeira, ou simplesmente ENEF.As escolas também são importantes na disseminação da educação financeira e muitas já adotam atividades em sala de aula que abordam os conceitos básicos de finanças pessoais. Além disso, já existem muitos autores que se dedicam a criar obras nesse sentido.

Como é fácil perceber, existem diversas opções para quem busca colocar a educação financeira como agente de transformação em sua vida. Talvez o primeiro passo seja a leitura de um bom livro, um texto como esse na Internet, ou uma palestra generalista, ou ainda um curso para conhecer determinado tema do mercado financeiro. O importante é perceber que a educação financeira oferece a oportunidade de consumir com consciência, sem que o consumo atrapalhe o futuro e o presente.

Nós da O Patriarca Investimentos ficaremos felizes em ajudá-lo em seus objetivos. Entre em contato (www.opatriarca.com.br) e conheça mais sobre nossas palestras e cursos para sua família, empresa, e instituição. Atuamos em parceria com a Xp Educação financeira, a maior empresa de educação financeira do país. Tenho certeza que através destas “ferramentas do conhecimento” você ficará apto a tomar as melhores decisões sobre como se organizar, e como gerir e aplicar seus recursos. Tudo isso obviamente, visando a qualidade de vida presente e garantia de um futuro mais tranquilo. Até a próxima!

Fonte de informações: consumidorconsciente.org

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel G. Steffen, criador do portal www.manualinvest.com

Qual é a melhor hora para comprar?
Quando fui convidado a escrever este artigo para o Dinheirama, pelo Renato De Vuono, encarei isso como um grande desafio. Intuitivamente, e para ser ...
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?
Semana começando! E essa, em especial, após a “black friday”! E aí? Rolando uma “black ressaca” financeira, ou você conseguiu controlar esses instint...
Não supervalorize coisas
Um experimento social muito famoso, executado em diversos países e no Brasil, relaciona dois grupos de indivíduos: o primeiro grupo ganha um objeto e...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions