A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


15/04/2016 09:56

Dicas de livros para aprender a controlar suas finanças

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Muitas pessoas querem aprender a cuidar melhor do dinheiro e investir, e esta é uma premissa deste nosso espaço. Muitos leitores querem dedicar um pouco mais de tempo e esforço na busca por conhecimento financeiro, portanto ficamos felizes em auxiliar neste processo. Quem está começando a se interessar por economia e investimentos sempre nos pede sugestões de livros que, de fato, podem colaborar, através de linguagem acessível e exemplos, a criar uma cultura própria (e sadia) em torno do dinheiro. Felizmente já existe por aqui muita literatura para quem deseja construir uma boa base de conhecimento. Temos ainda autores que conseguiram experimentar o sucesso nos investimentos e nos emprestam, através dos livros, um bocado de estratégias vencedoras.

Veja Mais
Como os atletas perdem milhões
Qual é a melhor hora para comprar?

É sempre importante lembrar que investir é sempre a melhor opção para realização dos sonhos, portanto é fundamental conhecer cada vez mais as opções que existem à sua disposição. Talvez a decisão de começar e criar uma rotina que transforme o ato de cuidar do dinheiro e investir em prioridade seja o passo mais difícil, mas com o tempo os resultados irão aparecer e a experiência se somará ao conhecimento que você irá desfrutar com bons livros. A escolha de livros relacionados ao bolso é sempre muito pessoal, portanto tome estas indicações como sugestões, não como verdade absoluta. E, claro, não se trata de post patrocinado ou algo assim. Eu li estas obras e gostei.

1 - “Os Segredos da Mente Milionária”, de T. HarvEker - Este livro é a base para quem deseja aprender conceitos fundamentais sobre como as pessoas de sucesso se relacionam com o dinheiro. Antes de começar a entender mais sobre o mercado financeiro, você precisa mudar sua forma de pensar as finanças (o tão falado “mindset financeiro”).Você precisa entender e questionar os motivos pelos quais deseja investir e aprender que o controle emocional é necessário e tem um papel importantíssimo no trato com o dinheiro. Este livro é um clássico neste sentido e com ele você aprenderá a desenvolver os hábitos das pessoas de sucesso e dos grandes investidores.

2 - “Independência Financeira”, de Robert T. Kiyosaki - Os livros da série “Pai Rico, Pai Pobre” estão entre os melhores para quem deseja aprender a investir. Mesmo retratando uma realidade diferente da que temos no Brasil, os livros de Robert Kiyosaki foram a porta de entrada para muita gente que começou a se interessar e colocar em prática a educação financeira.
No livro “Independência Financeira”, você irá aprender os segredos das pessoas que trabalham menos e ganham mais, as principais características dos investidores, além de aprender como se tornar um investidor de sucesso mesmo que você não tenha tanto dinheiro sobrando.

3 - “O Guia de Investimentos”, de Robert T. Kiyosaki - Em mais esse livro da série “Pai Rico, Pai Pobre”, você aprenderá os diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado, além de compreender as regras básicas para quem deseja investir de forma inteligente, reduzindo e gerenciando melhor o risco. O ponto alto é também aprender a investir com pouco dinheiro e a como se tornar um investidor completo, de longo prazo.

4 - “Mais Tempo, Mais Dinheiro”, de Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa - Gustavo Cerbasi é certamente o especialista de finanças pessoais e investimentos de maior sucesso no Brasil. Christian Barbosa é um dos principais nomes quando o assunto é gestão de tempo e produtividade. No livro “Mais Tempo, Mais Dinheiro”, você encontrará o conceito real de prosperidade e riqueza, ajudando-o a entender como é possível ter realização e felicidade a partir da sua vida atual.Os autores comentam sobre prioridades e ensinam o leitor a descobrir o que realmente é importante em sua vida. O ponto alto é a apresentação de um método para iniciar uma mudança real na sua situação financeira, garantindo também produtividade e equilíbrio para outras áreas da vida. O livro é uma grande referência para quem busca mais qualidade de vida.

5 - “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, de Gustavo Cerbasi - Este outro livro do Gustavo Cerbasi é especialmente dedicado para casais. Muito presenteado, este best-seller oferece valiosas lições sobre controle financeiro para casais, mostrando estratégias e métodos para criar uma boa comunicação e um planejamento financeiro coerente com a realidade do casamento. O livro mostra a importância de aprender a investir e criar prosperidade para você e sua família.

6 - “Aprenda a Operar no Mercado de Ações”, de Alexander Elder - Para quem já procura leituras específicas, voltadas principalmente para o mercado de renda variável, este livro é essencial. Ele traz, de forma simples e fácil, todos os principais conceitos sobre o mercado de ações.
Com uma linguagem direta, o autor explica os diversos tipos de operações de mercado, mostra a prática das análises Técnica e Fundamentalista, além de informações e exemplos envolvendo indicadores e sistemas de trading.Outro aspecto notável é o espaço dedicado a explicar sobre a importância dos aspectos psicológicos e comportamentais dos investidores e como isso afeta bastante seus resultados e estratégias.

7 - “Fundos Imobiliários, Investimento Inteligente em Imóveis”, de Danilo Bastos - Para quem já pensou em investir em imóveis, este livro é fundamental. Nele, você aprenderá uma nova forma de investir no mercado imobiliário, sem precisar de muito capital e sem passar por toda a burocracia que envolve a compra e venda de um imóvel.Você aprenderá uma forma inovadora de investir, que consiste em investir em Fundos de Investimento Imobiliário, os chamados FII, que são negociados em bolsa de valores e permitem, com baixo custo, diversificação imobiliária e isenção de Imposto de Renda no ganho equivalente ao aluguel.

Conclusão - O mercado literário especializado está cheio de oportunidades para quem quer de fato aprender. Ler é importante, mas buscar opções de cursos e o contato direto com outros investidores é também uma ótima pedida.

Fonte: Ricardo Pereira |dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen é criador do portal www.mayel.com.br

Como os atletas perdem milhões
Recentemente, um amigo me enviou um artigo de revista que continha alguns exemplos divertidos dos gastos fora de controle de atletas profissionais. C...
Qual é a melhor hora para comprar?
Quando fui convidado a escrever este artigo para o Dinheirama, pelo Renato De Vuono, encarei isso como um grande desafio. Intuitivamente, e para ser ...
Analfabetismo financeiro em alta na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?
Semana começando! E essa, em especial, após a “black friday”! E aí? Rolando uma “black ressaca” financeira, ou você conseguiu controlar esses instint...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions