ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Finanças & Investimentos

Economize nas compras para o NATAL!

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 20/12/2013 08:45

O Natal está chegando e com ele também vem a tradicional maratona de compras de presentes para os familiares e amigos. Não é a toa que o Natal é a principal data para o comércio (como curiosidade, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente). E você, costuma gastar muito nas compras de Natal? Se sua reposta foi sim, aqui vão algumas dicas para “amenizar” um pouco a dor no bolso!

Não deixe para a última hora: Pois é, sabemos que todo ano é a mesma coisa e acabamos fazendo as compras na última hora. Mude esta situação! Antecipe as compras e você verá as grandes vantagens deste pequeno esforço: loja mais vazia, maior variedade e disponibilidade de produtos (por exemplo, roupas de vários tamanhos e cores) e preços geralmente menores. Você não só conseguirá economizar, como gastará menos tempo e esforço!

Deixe para depois, se possível: É claro que presente de Natal deve ser entregue, de preferência, no Natal, e não depois dele. Mas pode haver algumas exceções. Por exemplo, se o presente for para “você mesmo”, é totalmente possível deixar para fazer esta compra somente no início do ano que vem, quando as liquidações começarem! Isto também pode ser feito com alguns tipos de comidas e alimentos típicos destas épocas do ano, como panetones, perus, “tenders” e outros: o preço destes produtos cai significativamente depois das festas de final de ano.

Crie um orçamento específico para as compras de Natal. Faça uma lista do que você irá comprar e defina um valor máximo para cada item. Aí é só somar e ver se o valor total está dentro de suas possibilidades. Tente analisar o valor total, sem recorrer a empréstimos, cheque especial ou parcelamento no cartão. Só assim você conseguirá analisar o real impacto deste gasto em suas contas. Se você já é uma pessoa mais organizada financeiramente, muito provavelmente você já tem um valor definido no seu orçamento familiar para gastar com as compras de Natal. Se isso for uma verdade para você, ainda assim é interessante fazer a sua lista de compras para analisar no detalhe se você está dentro do orçamento.

Pesquise: Como você já pode observar o Natal é a data quando os comerciantes mais vendem, e sempre há aqueles que querem tirar uma vantagem extra através do aumento dos preços dos produtos. Por isso é essencial pesquisar preços em vários lugares antes de fechar negócio. A internet está aí para ajudar.

Última dica: lembre-se que logo após o Natal virá o Ano Novo e com ele chegam todas aquelas contas e impostos que não são nada baratos e realmente pesam no bolso como: IPTU, IPVA, férias, matrículas, e material escolar das crianças, etc. Por isso, não deixe de fazer um bom planejamento e controle financeiro neste final de ano e reserve um valor já para estas despesas! E você amigo leitor, tem alguma dica de como presentar (mais barato) neste fim de ano. Outra dica importante é o de se atentar para produtos artesanais. Existem muitos por ai que realmente são de bom gosto e com certeza agradam na hora de presentear, e o melhor é que não pesam no bolso. Compartilhe seus comentários com os outros leitores. Até a próxima.

(*)Fonte: Minhas Economias

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas conseqüências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias