A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


27/12/2013 07:48

Faça as suas Reflexões Financeiras 2013!

(*) Emanuel Gutierrez Steffen

O fim do ano chegou e com ele o momento ideal para reflexões, planos e sonhos para o futuro! Faça um balanço de sua vida financeira neste ano de 2013. Analise não só as grandes conquistas, mas também os objetivos que não foram alcançados. Para te ajudar nesta autoanálise segue algumas perguntas e atividades que podem lhe ajudar nesta jornada. São apenas 3 perguntas para começar, simples mas muito eficiente:

Veja Mais
Analfabetismo financeiro segue alto na era da informação
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?

1)Você conseguiu ganhar mais dinheiro do que gastar? Esta é a primeira pergunta a ser feita: um dos grandes segredos do sucesso financeiro é gastar menos do que se ganha! Parece óbvio, mas é mais difícil do que parece. Para começar, você precisaria ter feito alguma espécie de controle de gastos e receitas durante o ano para responder corretamente esta pergunta.

2) Você juntou algum dinheiro para a sua aposentadoria? Não importa muito a sua idade (apesar de que quanto mais jovem, mais importante será esta pergunta), a questão da aposentadoria é algo que sempre deve estar entre os nossos objetivos financeiros (e de vida também, afinal não adianta ter muito dinheiro sem ter uma boa saúde).

3) Você juntou algum dinheiro para eventuais imprevistos? Imprevistos são acontecimentos que realmente podem alterar totalmente nossa situação financeira. Por exemplo, a perda do emprego, um problema de saúde ou acidente mais grave pode nos tirar a capacidade de trabalhar e, consequentemente, de gerar receitas. Nestes casos, se você não tiver uma reserva financeira que possa ser usada para pagar as despesas básicas (aluguel, luz, telefone, água, eventuais tratamentos médicos, etc.), provavelmente você terá que recorrer a empréstimos que podem, no médio e longo prazo, gerar mais e mais dívidas.

Já escrevemos sobre cada uma destas perguntas aqui na coluna, então se você tiver alguma dúvida sobre reservar para emergências, aposentaria, ou ainda, para manter um orçamento doméstico equilibrado, não hesite em pesquisar os “posts” anteriores. Para analisar os resultados, basta saber se as suas respostas à estas perguntas foram todas ‘SIM'. Se positivo, parabéns! Você está no caminho certo. Caso contrário, não desanime e defina um plano para mudar esta situação. Tenha sempre em mente estas 3 perguntas e busque, a cada dia em 2014, tomar decisões e mudar suas atitudes para que estas perguntas sejam respondidas com um sonoro ‘SIM’! E para finalizar, lembre-se que a felicidade não depende apenas da nossa condição financeira. Assim, estenda esta reflexão para todos os aspectos de sua vida! Até a próxima!

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Analfabetismo financeiro segue alto na era da informação
Vamos fazer uma viagem ao passado? Anos 70, que tal? Neil Armstrong chegará à Lua.“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”....
Armadilha das promoções: qual a lógica do “tão barato”?
Semana começando! E essa, em especial, após a “black friday”! E aí? Rolando uma “black ressaca” financeira, ou você conseguiu controlar esses instint...
Não supervalorize coisas
Um experimento social muito famoso, executado em diversos países e no Brasil, relaciona dois grupos de indivíduos: o primeiro grupo ganha um objeto e...
O brasileiro nasce, cresce, põe o nome no Serasa e morre?
A pergunta do título é, na verdade, uma piada (de mau gosto) antiga que circula no Brasil. Com as taxas de juros que praticamos aqui, é muito fácil s...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions