ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Finanças & Investimentos

O que está sabotando você?

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 29/07/2016 08:39

A independência financeira é algo sonhado por muitos, mas alcançado por poucos. Quem não deseja chegar num estágio da vida em que não precise mais se preocupar e depositar quase todas as suas energias para conseguir uma boa renda?A verdade é que muitas pessoas traçam um planejamento pensando nisso, mas as coisas simplesmente saem do controle com o passar do tempo. Os anos passam e o sonho continua distante. Hoje quero discutir com você quatro pontos importantes que, se não forem observados, vão sabotar os seus objetivos.

Sabotador 1: Ausência de disciplina: Este é o primeiro e o mais “clássico” obstáculo no processo de construção de riqueza. Aumentar o patrimônio é algo que requer paciência e constância, e uma das mais importantes ferramentas a ser utilizada é a disciplina.Se você tem problemas com isso, sugiro que, em paralelo com sua administração financeira, escolha um esporte de sua preferência e utilize-o para exercitar a disciplina na sua vida. Trace metas semanais e mensais e treine diariamente para alcançá-las.Uma vez adquirida, a disciplina será uma ferramenta útil não apenas para ajudar você a separar todos os meses uma parcela da sua renda para formação do seu patrimônio, mas também para nutrir seu relacionamento familiar, seus negócios, estudos e muito mais.

Sabotador 2: Falta de acompanhamento seus investimentos: Outro sabotador do seu processo de independência financeira é investir e “abandonar” o seu investimento.Muitas pessoas me perguntam qual é o “melhor investimento” entre todos os disponíveis atualmente. Eu sempre respondo: conhecimento. A economia e o mundo dos negócios são muito dinâmicos. Um investimento que é ótimo hoje pode ser péssimo mais adiante. E isso realmente acontece!Por isso é tão importante entender as características dos investimentos que você faz e acompanhar a evolução da rentabilidade e dos riscos associados, pois havendo desvios do plano original, você poderá “manobrar” seu dinheiro para outro investimento mais interessante.

Sabotador 3: Não alavancar os lucros: Você já fez aquela famosa simulação de independência financeira, em uma planilha de Excel ou simulador, para saber quanto dinheiro você precisa poupar e investir por mês, considerando uma rentabilidade fixa nominal de, por exemplo, 1% ao mês?São muitos anos até chegar ao valor que desejamos, não é mesmo? Esse tempo todo pode ser insuficiente para alguns, mas ainda que seja um bom tempo, por que não o acelerar?

Durante o processo, fique atento às oportunidades de multiplicação de capital que possam surgir. Um terreno em uma região com potencial de valorização, a construção de pequenos imóveis para venda, investimentos em empresas nascentes (startups), operações estruturadas na bolsa de valores, você já ouviu falar disso tudo?Vou além. Se você tiver o perfil adequado ou quiser fazer algo diferente, considere ainda a criação de um novo negócio, que possa ser mantido preferencialmente em paralelo ao seu negócio atual.

Sabotador 4: Padrão de vida elevado: Deixei por último o campeão dos sabotadores: o padrão de vida. Uma vida cara e fora de propósito é algo muito presente e acontece com muito mais pessoas do que você imagina. Na boa, eu tenho certeza que você conhece alguém que vive assim.O sujeito aprende a ter disciplina para poupar, investe o dinheiro, acompanha a evolução patrimonial, mas no meio do caminho se rende aos apelos do consumo por pura vaidade, aquela coisa da necessidade de status.Olhe ao seu redor. O amigo “mete os pés pelas mãos”, adquirindo, por exemplo, um automóvel de alto custo (e depreciação), uma moradia maior do que o necessário, faz viagens caras, usa roupas e acessórios da moda e por aí vai.

E depois? Ele vai precisar de uma renda cada vez maior para cobrir todas estas “despesas vaidosas”, sacrificando assim o processo de enriquecimento, o crescimento do patrimônio; o resultado é simples: a busca por status inviabiliza o alcance da independência financeira.Esse ciclo cria uma espécie de prisão: a necessidade cada vez maior de geração de renda para manter o padrão de vida sempre crescente elimina o potencial de independência com o suporte do dinheiro.

Conclusão: Alcançar a independência financeira não tem que ser um processo sofrido, com muitas restrições, mas também não é algo brando, cheio de concessões e apenas momentos mágicos. Há, sim, um preço a ser pago. A questão não é tanto se você pode alcançar a independência financeira. Todos podemos. Você está disposto a pagar o preço?Casa pessoa ou família precisa encontrar o seu ponto de equilíbrio entre gastar e poupar; respeitar essa dinâmica de tal modo que desfrute o presente sem prejudicar o futuro é o “pulo do gato”. É óbvio, não é mesmo?Você se lembra daquela minha frase bacana? Enquanto você trabalha, eu trabalho. Enquanto você se diverte, eu trabalho. Enquanto você reclama, eu me divirto. Pois é…Um abraço e até a próxima!

Fonte: Conrado Navarro/Dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen é criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias