ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Finanças & Investimentos

O que você deve atingir até os 30 anos de idade!

Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 06/12/2013 07:45

Você pode até achar que a quase obrigação de atingir algumas delas para se sentir bem sucedido é neurose – e talvez até seja mesmo. Mas pelo menos em relação à vida financeira, especialistas acreditam que, até os 30, algumas coisas já devem ter sido conquistadas e algumas decisões, tomadas. Mas, mesmo assim, existem sim certas conquistas e decisões financeiras universais, sobre as quais todos os jovens deveriam pensar para ter um futuro mais tranquilo. Veja o que você deve se esforçar para atingir até os 30:

1. Poupar, em média, 10% da sua renda: Se uma pessoa poupar em média 10% da sua renda desde que ela começa a trabalhar, ela tende a conseguir atingir seus objetivos sem problemas. Onde esse patrimônio está aplicado – se poupança, um imóvel próprio, ações etc. – é secundário, pois isso depende do perfil da pessoa. O importante é ela ter esse patrimônio, observa o planejador financeiro.

2. Ter uma reserva de emergência: Até os 30, você já deve ter formado a sua reserva de emergência, que será usada em caso de emergências financeiras como perda de emprego ou doença grave, por exemplo. Ela evita que você tenha que pegar um empréstimo em um momento de aperto e acabar pagando juros altos. Ou seja, daquela poupança mensal de 10%, primeiro o jovem deve compor sua reserva de emergência, que deve corresponder ao suficiente para cobrir de três a 12 meses de todas as suas despesas. Depois disso, aqueles 10% podem ser direcionados à aposentadoria e outros objetivos. O tempo de cobertura da reserva de emergência vai depender da estabilidade da pessoa no emprego. Se ela for funcionária pública, seu risco é menor; mas se for profissional liberal ou empresária, por

3. Começar a poupar para a aposentadoria: Mesmo que você ainda não tenha encontrado a carteira de investimentos ideal para alocar sua poupança da aposentadoria, é importante ter uma reserva específica para este fim. Todo mundo vai querer ou precisar parar de trabalhar um dia, e depender da Previdência Social não é suficiente para a maioria das pessoas.

4. Ter um bom plano de saúde: Com saúde não se brinca. Para quem pode ter um bom plano de saúde é uma das grandes garantias de tranquilidade na vida. Os custos de saúde podem chegar a níveis estratosféricos se você não tiver cobertura, e fazer uma fortuna virar pó de uma hora para a outra. Ainda que você seja jovem e saudável, acidentes podem acontecer, assim como a descoberta de doenças mais complicadas.

5. Ter um imóvel em seu nome: Esse ponto pode envolver certa polêmica, pois para algumas pessoas, com determinados tipos de carreira, o aluguel pode de fato se revelar mais vantajoso financeiramente. Mas existem vantagem para que possui a casa própria. Você não precisa ter a casa própria quitada, mas deve no mínimo estar em um financiamento ou pagando um consórcio. O importante é ter um teto em seu nome, porque isso dá segurança.

6. Ter seguros para seu patrimônio e sua vida: Outra conquista que se aplica a todos que ainda não chegaram aos 30: faça seguros para seus bens mais valiosos – carro, casa e até mesmo sua vida.

Estes são alguns objetivos que estão focados em sua área financeira. Mas eu pessoalmente acredito que também haja alguns objetivos igualmente relevantes e de suma importância no contexto do mundo em que vivemos. Estes itens importantes são: 1. Ter um emprego em sua área de formação que gera uma rentabilidade líquida suficiente. 2. Ter concluído uma pós graduação. 3. Conhecer pelo menos outro país fora do Brasil. 4. Ter criticidade suficiente para decidir entre a compra de um automóvel ou usar transporte alternativo. 5. Saber calcular quanto de juros se paga em um financiamento e estimar se vale a pena mesmo se meter em uma dívida de 30 anos. 6. Ter comprado e lido pelo menos 30 livros diferentes. 7. Ter dinheiro suficiente para investir em algo que venha a incrementar em sua carreira. Compartilhe sua opinião nos comentários. Para você amigo leitor o que é prioridade para se conquistar até os 30 anos de idade? Para você que já tem esta idade, qual foi a sua prioridade e qual a estratégia utilizada? Até a próxima.

(*) Com informações da exame on-line.

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias