ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Finanças & Investimentos

Quando devo começar a pensar na aposentadoria?

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 14/04/2014 07:41

Dados recentes mostram que o brasileiro está vivendo mais tempo. Sim, é uma notícia boa, mas que traz diversos desdobramentos. Uma delas leva em conta o aspecto financeiro: vivendo mais, obviamente o brasileiro precisará dispor de mais dinheiro para suprir suas necessidades ao longo da vida. Um aspecto que preocupa é que muitos ainda não pararam para refletir (e agir) sobre a necessidade de acumular reservas financeiras suficientes para viver com dignidade a terceira idade (ou aposentadoria). A grande maioria conta com a previdência oficial para ter algum tipo de renda. Dentro desse horizonte, é fácil perceber que quanto antes começar a poupar dinheiro para a aposentadoria mais rapidamente conseguirá formar um patrimônio suficiente para manter o padrão de vida naquela fase da vida. Soa óbvio. É óbvio. Por que então, a maioria não age assim?

O que precisamos mudar é a cultura de discutir a aposentadoria apenas nos anos próximos à requisição do benefício. Pensar na aposentadoria só na hora de se aposentar costuma ser fatal para os planos da melhor idade. A aposentadoria é um assunto que deve ser discutido desde a juventude, momento em que é possível criar, com planejamento e pouco dinheiro, um patrimônio que seja o suficiente para garantir o futuro feliz e sem preocupações. Momento em que usar o tempo ainda é plausível. Os produtos específicos para a aposentadoria, também conhecidos como planos de previdência privada, contam cada vez com mais pessoas e são boas opções para quem busca simplicidade na hora de buscar alternativas para acumular capital, são alternativas inteligentes, mas não as únicas, tudo depende de seu envolvimento e disposição em encontrar boas oportunidades.

No artigo “A Aposentadoria no Brasil”, do Blog Dinheirama, é citado um estudo, realizado por diversos consultores e especialistas, que afirma que, para ter 70% do seu salário na aposentadoria, você precisará: Poupar, por mês, 10% de sua renda, se começar a investir aos 30 anos; Poupar, por mês, 20% de sua renda, se começar a investir aos 40 anos; Poupar, por mês, 50% de sua renda, se começar a investir aos 50 anos; Poupar, por mês, 85% de sua renda, se começar a investir aos 55 anos. Os números nesse momento falam por si só. A matemática é simples: quanto antes iniciar os preparativos para a aposentadoria, menor será o valor que precisará guardar para garantir tranquilidade e bem estar. Que tal colocar esse tema de uma vez por todas em sua vida? Não deixe de comentar. Até a próxima!

Fonte de informações: http://www.consumidorconsciente.org

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen– Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias