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Finanças & Investimentos

Saiba como evitar fraudes e golpes em sua conta bancária

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 17/11/2014 09:01

Prêmios repentinos, “auxílios” para limpar o nome com mil facilidades, e-mails com promoções mirabolantes. Estes são só três exemplos de armadilhas muito comuns que os golpistas espalham por ai para fisgarem nosso dinheiro. O nível de elaboração dos golpes pode ser alto e a criatividade para criar novas ciladas também não tem limites.Para escapar destes criminosos, é preciso desconfiar sempre! E se você conhece alguém que já foi vítima destas pessoas e não quer passar por isso, hoje nós vamos dar alguns exemplos de golpes que são aplicados por ai.

SMS “premiado”:Mensagens no celular informando que você ganhou um prêmio, que foi sorteada para receber uma bolada ou com uma vantagem extraordinária para você fazer a recarga do cartão pré-pago. Qualquer uma dessas possibilidades trata-se de golpe. Em alguns casos, vão te pedir o número do cartão de recarga ou o número de série do aparelho, para clonarem o mesmo.Em outras situações podem tentar ainda lhe convencer a depositar dinheiro na conta bancária X para que possam liberar o “prêmio”. Todos os chamariscos para prêmios não passam de iscas para te atrair para um golpe.

Clonagem de cartão:Sempre que usar seu cartão para fazer qualquer tipo de transação bancária observe se há algum estranho próximo demais ou lhe observando e peça para que se afaste. Deixe o corpo sempre junto à máquina, para bloquear qualquer tentativa de alguém acompanhar os números que você está digitando.Jamais aceite ajuda de pessoas estranhas e nunca digite sua senha mais de uma vez se o seu cartão ficar retido no terminal eletrônico. Caso isso aconteça, cancele a operação e comunique a situação ao banco imediatamente. Aguarde as orientações do banco e não vá embora da agência ou terminal avulso deixando seu cartão retido.Nunca acredite em telefonemas com pessoas passando-se por funcionários de banco nos quais te pedem para digitar sua senha. Os bancos não agem desta maneira por questões de segurança do próprio cliente.

Falsas cobranças viaemail ou telefone: Eles costumam vir com um “URGENTE” no título ou alguma outra chamada apelativa para chamar a sua atenção. Podem ser identificados com nomes de bancos ou instituições como a Previdência Social ou Receita Federal, sempre com algum tipo de “cobrança”. Não caia nessa, este tipo de abordagem é falsa e visa levantar os seus dados para ações fraudulentas. Nenhum banco ou instituição pública faz cobranças por email, também por uma questão de segurança.A “cobrança” também pode acontecer por telefone. Sejamos bem racionais: quem te garante que quem está ao outro lado da linha é realmente um funcionário de banco ou de qualquer outra instituição? Jamais forneça seus dados por telefone, se você acredita que tem alguma pendência, procure a instituição pessoalmente para checar a sua situação.

Propostas de emprego mirabolantes:Anúncios de vagas para funções simples e altos salários, mediante o pagamento de uma quantia antecipada. A primeira parte parece tentadora, mas a situação é no mínimo estranha, não acham? Afinal, estão te pedindo para pagar uma quantia para trabalhar? Mais ainda, pagar este dinheiro sem ao menos saber a procedência desta “vaga”?Assim como os prêmios repentinos, essas situações são claramente uma armadilha para lhe tomar dinheiro. Se você está procurando emprego, siga pelas vias convencionais e não acredite nessas “facilidades” no meio do caminho. Afinal, se fosse simples assim arranjar um emprego que pague muito bem e te exija pouco, dava para muita gente estar rica sem precisar de muito esforço.
Fonte: Finanaçasfemininas.com.br
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(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

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