A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


24/06/2015 08:33

Seu futuro já começou

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*)

Vivemos o futuro a cada instante. A leitura deste texto já foi um plano futuro. Em algum momento, você assinou a revista ou acessou o site, em busca de conhecimento ou atualização. O tempo para a leitura existiu por causa de um planejamento, e neste instante você está lendo porque se propôs a ler e se preparou para quando tivesse um momento livre. Você se organizou para que a leitura virasse o presente.

Dia a dia, atos presentes sequenciam-se para formar o futuro, que nada mais é do que o evoluir de vários momentos presentes. Esse entendimento é essencial para que você planeje bem seu futuro financeiro. Seus planos se resumem a privar-se no presente para poupar e garantir o futuro? Dois efeitos tendem a arruiná-los. Primeiro você estará consolidando, ao longo dos anos, hábitos espartanos de privação. Se seus planos derem certo e você prosperar muito, corre o risco de não saber como aproveitar sua riqueza. Segundo, você estará dissociando o presente do futuro, conduzindo um estilo de vida que, em algum momento, espera transformar. Se o futuro está sempre adiante, quando saberemos se já chegou a hora de mudar?

Esse raciocínio simplifica o processo pelo qual muitas pessoas passam ao se aposentar. Enquanto trabalham, estão sempre mirando adiante, com o sentimento enérgico de edificar um futuro tranquilo e seguro, bem diferente do estresse típico dos anos de trabalho duro.Quando chega a aposentadoria, não é apenas a rotina de trabalho que é interrompida. A pessoa é obrigada a mudar também sua rotina familiar, sua maneira de enxergar a vida (que estava sempre adiante), sua maneira de lidar com o dinheiro e de interpretar o futuro. Com a aposentadoria, o futuro chegou! Com tantas transformações, a pessoa se sente perdida, ansiosa, com medo de começar a colher e correr o risco de faltar. Muitos adoecem durante esse processo de estresse e ansiedade.

O motivo é a interrupção abrupta nos planos. Toda mudança de rumo nos causa algum grau de estresse. Muitas mudanças simultâneas fazem um estrago em nossa estabilidade emocional.
Se queremos ser ricos no futuro, temos de moldar nosso estilo de vida presente para que seja mais rico, ou o mais próximo possível do que esperamos ter no futuro. Não me refiro à riqueza no sentido de luxos, mas sim de hábitos. Se você espera ter uma aposentadoria repleta de viagens, lazer, convívio com amigos e práticas saudáveis, comece hoje. Sim, isso cabe no orçamento – ou deverá caber quando você assumir uma moradia e um carro compatíveis com escolhas sustentáveis.

Em vez da dolorosa sensação de troca ao tirar do presente para garantir o futuro, escolha a prática sustentável de adotar um presente que não queira perder no futuro e poupe para manter a vida mais interessante escolhida para hoje.

Fonte: maisdinheiro.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências. *Deseja mais informações ou ainda ampliar seus conhecimentos em investimentos. Acesse o site: www.opatriarca.com.br, ou ligue no Tel: (67) 3306 - 3613 e solicite á visita de um de nossos consultores certificados pela CVM.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen, criador do portal www.mayel.com.br

Quanto devo poupar ou gastar? Essa é a questão
Uma das grandes perguntas que temos na vida é essa. Ser um perdulário e gastar desenfreadamente vivendo só o agora ou ser um avarento e economizar o ...
Tenha mais qualidade de vida hoje e sempre
Estamos vivendo 30 anos ou mais do que nossos avós e bisavós, mas seguimos aposentando com mais ou menos 60 anos. Devemos mudar o papel dos 50 ou 60 ...
Filhos ricos? Pratique a educação financeira agora
Algumas histórias são tão simbólicas que passam despercebidas diante dos olhos de muita gente. Suas lições, no entanto, são razão para profundas refl...
5 orientações para utilizar seu saldo do FGTS
Recentemente, o Governo Federal anunciou que irá autorizar o saque de contas inativas do FGTS, aquelas que não recebem mais depósitos desde dezembro ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions