ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Finanças & Investimentos

Você acredita em vocação? Isso interessa mesmo?

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 01/06/2016 08:42

O que você nasceu para fazer? O que você faz como ninguém? Responder essas perguntas nem sempre é uma tarefa simples, principalmente sabendo que é através disso que você dará (ou poderá dar) um rumo para sua vida.É comum ter clientes que se sentem “perdidos” e não realizados profissionalmente.Também é comum encontrar pessoas realizadas profissionalmente, mas que dizem faltar algo.Em muitos casos, eles relacionam essas sensações com uma falta de definição do que seria a sua “verdadeira vocação” ou seu propósito de vida. E os mais jovens…

Muitos sofrem para escolher uma profissão, já definida num catálogo, com uma infinidade de opções, mas ao olharem para si, veem também uma infinidade de talentos e gostos (ou não!), o que torna essa escolha uma tarefa árdua.E, ainda, há aqueles que precisam trabalhar para ganhar a vida. Não têm tempo de descobrir o que querem e precisam encarar o que está disponível por aí.

Tema bastante amplo, mas vamos fazer algumas reflexões.Gosto muito de uma frase atribuída a Aristóteles: “Onde se cruzam os nossos talentos e as necessidades do mundo, aí está nossa vocação”.Busco também uma reflexão com Arthur Schopenhauer: “Do mesmo modo como o peixe se sente bem apenas na água, o pássaro apenas no ar, a toupeira apenas embaixo da terra, todo homem se sente bem apenas na atmosfera que lhe é apropriada; pois o ar da corte, por exemplo, não é respirável para todos. O homem deve também saber o que quer e saber o que pode”.

Você pode acreditar em carma, em vidas passadas, em destino, em qualquer coisa da metafísica, mas isso pode apenas te explicar um conceito que ajuda a “fechar a conta” na sua cabeça sobre o inexplicável que faz você ser quem você é. Só que isso pode não satisfazer uma pergunta essencialmente sua, que sua cabeça “martela” o tempo todo e que ainda anseia por uma resposta direcionada, única e exclusivamente a você, com seu RG e CPF.

O fato é que sempre vejo pessoas buscando um propósito – claro que nem todas, pois nem todos param para refletir sobre sua própria existência. Alguns apenas fazem, cumprem as tarefas do dia a dia, fazem o que todos fazem e seguem assim por anos a fio, sem nunca se questionar. Ser ou não ser nunca será para esses uma questão.Porém, o que observo, e o que acontece também comigo, é que é necessário encontrar um porquê, e esse porquê pode ser respondido por sua vocação.Vocação é um termo derivado de “vocare” ou “vocatio”, que significa “chamar” ou “chamado”. Por causa disso, muitos acreditam que esse “chamado” é algo que deve ser esperado e que vai surgir de repente, como uma luz.

No entanto, é preciso ter um papel ativo na definição de nossas vocações. E é somente conhecendo bem a si mesmo e sabendo informações sobre diversos assuntos, que você conseguirá descobri-las.Quando a gente se conhece, sabe o que faz sentido para nós mesmos e temos consciência de nossas potencialidades. Fica mais fácil escolher. Consciência de nossas potencialidades e escolhas: eu poderia falar sobre isso por horas…

Uma grande questão enfrentada por muitos é o dinheiro: escolher o que “dá dinheiro” ou o que eu gosto e tenho prazer em fazer? É possível conciliar as duas coisas? Sim e não. Poderá ser necessário fazer escolhas, e a escolha é um talento que deve ser desenvolvido, que requer autoconhecimento e objetivos claros.Autoconhecimento, porque nos leva à consciência das nossas potencialidades;escolhas que nos levam à realização dos nossos objetivos, nos dão completude; será este o chamado?Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

1. Exercite o autoconhecimento: Para descobrir uma carreira capaz de trazer satisfação, é preciso saber muito claramente tudo que você gosta. Com base nisso, descubra suas paixões, coisas que te incentivam e dão prazer.

2. Leia sobre assuntos do seu interesse: Como sua vocação muito possivelmente tem relação com os assuntos que você gosta, a leitura sobre eles pode facilitar na hora da escolha. Mantenha-se sempre informado.

3. Converse com amigos e familiares: Peça a pessoas que convivem com você e o conhecem bem para falar sobre suas melhores características. Muitas vezes, a gente nem percebe nossas qualidades. A partir daí é possível encontrar profissões que se relacionam com os traços da nossa personalidade.

4. Viaje e conheça novas culturas: Viajar é uma ótima forma de abrir a sua mente para um mundo de opções. Caso tenha possibilidade de ir ao exterior, aproveite-a! O contato com novas culturas e uma experiência internacional podem fazer com que sua visão da realidade mude, além de estimular o próprio conhecimento.Não se limite a Miami, Disney e NY, vá ao oriente, dê uma chance para que o vasto conhecimento do outro lado do Greenwich te faça algumas provocações e reflexões existenciais. Tem muita coisa além do consumo para se experimentar.

5. Pesquise e estude: Procure saber mais sobre as áreas ligadas ao que você gosta de fazer, converse com profissionais da sua área de interesse, conheça suas rotinas, visite empresas. Dessa forma, é possível entender e vivenciar a experiência profissional de fato. Conhecer a realidade das profissões é fundamental, pois muitas delas se mostram diferentes no dia a dia, daquilo que geralmente se imagina.

Fonte: Emerson Weslei Dias/ dinheirama.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen é criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias