A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016



11/11/2011 07:15

Henedina pioneira do ensino e da cultura por ideal em MS

Grandezas da Literatura

O magistério como sacerdócio e a cultura por reverência profunda às expressões de humanidade, são investiduras raras agora, quando o utilitarismo imediatista vai tomando conta das relações em todos os ramos de atividade. O desfalecimento da educação e o empobrecimento da cultura vêm do embrutecimento das pessoas envernizadas, polidas com a discutível modernidade que falseia a originalidade.

Veja Mais
Currículo - Guimarães Rocha
Fausto Furlan

Henedina Hugo Rodrigues (1918-2002) teve a autoridade dos que abnegam a favor de outrem, e, portanto, o sucesso que somente a poucos indivíduos é dado conceber no trabalho de transformação da realidade. É que o poder real da solidariedade construtora frutifica somente da alma desprendida e sincera.

Escritora cronista e poetisa. Professora catedrática. Defendeu tese sobre Higiene e Puericultura. Vibrou ardentemente pela educação e cultura. Nasceu em Guaxupé, Minas Gerais, e em 1943 chegou a Campo Grande com o esposo, José Barbosa Rodrigues e um fi lho (José Maria Hugo Rodrigues). Depois lhe nasceram mais três filhos: Paulo, Marcos Fernando e Antônio João. Presidiu a Fundação Barbosa Rodrigues, firmando projetos de importância básica como o do Centro de Documentação, Imagem e Memória de MS (CIM) e o “Lendo Mais, Sabendo Mais”.

Foi conselheira estadual de Educação; administradora e diretora de escolas. Precursora na pregação e prática quanto ao que as transformações almejadas por todos dar-se-ão “através da educação e da criança”. Integrou a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Cadeira número seis — patrono Arnaldo Estêvão de Figueiredo —, hoje honrada por Thereza Hilcar.

Henedina se tornou Cidadã Campo-Grandense, diploma outorgado pela Câmara Municipal. Por prestar importantes serviços, condecorada pelo Governo Federal com a Medalha do Pacificador; e pela Assembleia Legislativa de MS, com a Medalha do Mérito. Em razão da divulgação que promoveu, da história dos Pracinhas (sul-mato-grossenses na Segunda Guerra Mundial), agraciada com a Medalha General Mascarenhas de Moraes.

Narra a célebre escritora de Mato Grosso do Sul, professora Maria da Glória Sá Rosa, em seu livro “Deus Quer, o Homem Sonha, a Cidade Nasce”: Para lecionar (33 anos dedicados à Educação) ela “Ia a pé, de bicicleta ou de charrete (...)”; “(...) Ensinou gerações a ler, a descobrir nos signos gráficos uma abertura para o conhecimento do mundo e seus mistérios”; “Daquele tempo, lembra a dedicação, a paciência dos professores, que passavam meses sem receber, sem, no entanto, apelar para greves, apesar da falta que lhes fazia o magro salário”.

Por meio do Centro de Documentação, Imagem e Memória de MS, da Fundação Barbosa Rodrigues (principalmente com a produção e divulgação de vídeos), a professora Henedina “(...) fez da história de Mato Grosso do Sul uma bandeira a ser levada a crianças, adolescentes e jovens, que de forma objetiva passaram a conhecer e a valorizar os acontecimentos de seu Estado”.

Viajou pelo mundo inteiro. Muito amou a terra morena, como sobressai dos seus escritos de livro inédito. Em “Salve, terra morena!”:

“(...) Tu que vens de longe, ó cansado viandante!

Que tens magoados os pés, dum longo caminhar

Por paragens longínquas... tão distantes...

Descansa em nosso abrigo! a noite vai chegar! (...)”.

Amou a emancipação serena para o além. Em seu poema “Ansiedade”:

“(...) Quando eu for para longe...

Quando puder navegar pelos mares tão mansos e azuis,

Quando eu puder voar pela amplidão dos céus,

Sem rumo, ao léu, ao vogar das correntes sussurrantes, ou ao estrépito da tempestade bravia...

Como serei feliz! (...)”.

Currículo - Guimarães Rocha
Guimarães Rocha (Antonio Alves Guimarães) é poeta escritor, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Nasceu em Quixeramobim, Ceará. Viveu em ...
Fausto Furlan
Nosso agradecimento ao artista Fausto Furlan, pintor, ilustrador das imagens dos poetas e escritores homenageados.(Pintor e cenógrafo, Fausto Furlan,...
Reconhecimento
A ABOIMS se orgulha de possuir em seu quadro de associados figura tão eloqüente quanto você. Guerreiro tenaz, ingressou na nossa gloriosa Policia Mil...
Uma construção que nos faz tocar estrelas
Esta obra de Guimarães Rocha é uma sondagem reveladora.Um arranha-céu ornamentado por uma constelação de ilimitados valores. A literatura, um choque ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions