A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016


  • Luca Maribondo
  • Luca Maribondo

    Coluna


24/08/2011 08:18

Não se preocupe

Luca Maribondo

Aleluia. Aleluia é um cântico de alegria ou de ação de graças, que do judaísmo passou para a liturgia cristã e ficou ligado especialmente ao tempo da Páscoa. Agora dei de ouvir aleluias todos os dias, o que antes não acontecia. Nas proximidades de onde trabalho, alguém grita aleluia de tempos em tempos —três a quatro vezes por hora, pelo menos. O que poderia significar alegria transformou-se em sobressalto.

Fico preocupado com tantas aleluias no meu local de trabalho. Me alguns momento de alta concentração me assusto como um bebê dando de cara como o bicho-papão ou com caipora. Depois, chego à conclusão de que não devo me preocupar. Existem coisas mais importantes com as quais devo me atentar. Ou nós nos atentarmos.

Por exemplo: quando você comer seu pintado ensopado ou seu pacu assado, não fique o tempo todo lembrando de que o peixe que você está comendo pode estar impregnado de urânio, de mercúrio, ou com leucemia, como todo dia você está acostumado a ouvir e ver nos noticiários e nos sites da Internet.

Nem se preocupe com o milho, tomate, com o pimentão, oriundos, como você está cansado de saber, de plantações bombardeadas com inseticidas, herbicidas e com produtos químicos os mais diversos e venenosos. Nem esquente a cabeça com a quantidade de comida fast food que ultimamente você vem comendo.

Se toda vez que você colocar veneno para baratas, escorpiões, ratos e outros enormes e perigosíssimos insetos, aracnídeos e roedores, sem falar nas moscas, você se lembrar de que eles são residuais, isto é, que permanecem muito tempo no ar que você respira, você se sentirá mal com tais pensamentos.

Não vá se aterrorizar com a fumaça das descargas dos carros, ônibus e caminhões que você é obrigado a respirar diariamente. Nem se apavore com as mudanças que estão ocorrendo nas camadas atmosféricas da terra devido à fumaça e a poluição industrial.

Nas piscinas e rios, dê o seu mergulho sem pensar nas micoses e nos parasitas que você poderá adquirir. E beba sua água sem pensar por onde ela passa, como ela é tratada, vem e como ela chega até você.

Deixe pra lá o extermínio dos índios, a extinção dos animais, o desmatamento das florestas e o desequilíbrio biológico e ecológico que acontece por aí. Nem pense na poluição visual que violenta as meninas dos seus olhos, como também na poluição sonora que estoura seus tímpanos e estraçalham seus estribos auriculares

Não esquente sua cabeça com os ministros da presidenta Dilma Roussef, corrupção, salários exorbitantes dos parlamentares, direitos humanos, impostos escorchantes e mantenha-se indiferente aos sequestros (a não ser que você esteja num deles), aos assaltos, os acidentes de trânsito, aos terrorismos, aos avanços dos traficantes, aos ataques mirabolantes do PCC e ao domínio das multinacionais. Pense bem: a melhor política é não se meter em política.

Para que se preocupar com o câncer, com a aids? Tudo é cancerígeno, mas você não vai por isso de fumar o seu cigarrinho, de sua cervejinha tupiniquim de péssima qualidade, cheirar sua carreirinha e outras coisinhas mais que, segundo alguns cientistas, provocam o câncer, aids, gripe, avc e outros males que, se não provocam a morte, aleijam.

Deixe de lado todas essas preocupações. Aleluia.

O seu coração vai bem, pelo menos enquanto estiver batendo. Os seus pulmões vão bem, pelo menos enquanto você estiver respirando o ar poluído. Os enfartes existem, é bem verdade, mas também há úlcera, há gastrite, o avc, a aids, há distonia e muitas outras doenças que nem vale a pena pensar nelas. Basta o estresse e a neurose que estão por aí, não é mesmo?

Siga em frente... Assista a sua tv, veja os filmes de violência, de terror e obscuridades, assista as novelas corriqueiras, o Domingão do Faustão, os pastores eletrônicos, sem querer extrair mensagens morais ou lições de filosofia. Ouça sua música sertaneja favorita, Luan Santana, Chitãozinho & Chororó.

E em cada noticiário procure sorrir das brincadeirinhas dos terroristas, das facções palestinas, dos avanços israelitas, dos sequestradores de ônibus, da lambança nos aeroportos e dos problemas político-econômicos de Barack Obama, ou ainda do câncer do Hugo Chávez. Tudo aquilo é pra vender mais jornal e revista.

Procure, portanto, ser positivo. Procure ver o lado bom das coisas e as coisas boas da vida, como por exemplo, o direito de ser atendido pelo INSS, caso venha a ficar doente, no dinheirinho da poupança, no FGTS e na mega-sena caso perca o seu emprego, e no seguro que sua família, virá a receber, caso você morra.

Claro que muitas vezes acorda preocupado com um problema da Noruega, com uma frase estapafúrdia do ex-presidente Lula da Silva, com alguma coisa que não entendeu do presidente do Senado José Sarney. Porque diabo não basta a sua própria existência, a amante que fica te ligando em horas impróprias, o patrão que pretende de dar um cargo que você detesta ou o guarda de trânsito que implica com você falando no celular e dirigindo ao mesmo tempo em plena hora do rush?

Por que a cultura faz as pessoas se preocuparem com mais coisas do que viveram? Não se preocupe: melhor se alienar e não fazer aos outros aquilo que eles não querem você lhes faça, porque é possível que eles acabem te fazendo aquilo que você não quer que te façam. Aleluia.

luca.maribondo@uol.com.br

Como herói
Cheguei em Campo Grande em 25 de setembro de 1972, vindo do interior de São Paulo —há exatos quarenta anos, portanto. Havia completado 25 anos três d...
Autismo politiqueiro
Autismo politiqueiroNesta época em que as eleições estão nas ruas e as campanhas eleitorais pegando fogo, mais quentes do que bolso de cabo eleitoral...
O refúgio dos patifes
Patriotismisthslastrefugeof a scoundrel (o patriotismo é o último refúgio de um patife). Pelo menos uma vez a cada quatro anos pensona frase célebre ...
Que tal chamar o ladrão?
Faz uns dias, emissora de TV local veiculou breve reportagem (na televisão, quando o assunto é sério é breve) sobre o roubo de energia elétrica. E co...



Luca, sempre muito bom! Dizem por aí que tomate previne isso e cebola previne aquilo, chocolate faz bem, tome água em abundância, mas não exagere... Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.

Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde.
Prazer faz muito bem.
Dormir me deixa 0 km.
Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos.
Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias.
Brigar me provoca arritmia cardíaca.
Ver pessoas tendo acessos de estupidez me
embrulha o estômago.
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano.
E telejornais... os médicos deveriam proibir - como doem!
Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo,
faz muito bem! Você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.
Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde!
E passar o resto do dia sem coragem para pedir
desculpas, pior ainda!
Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mussarela que previna.
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau!
Cinema é melhor pra saúde do que pipoca!
Conversa é melhor do que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é melhor do que nada!
Para os "aleluias", deixo o dia passar...afinal ainda temos que dividir espaços e isso , no fundo no fundo faz bem!
 
Vânia Gakceran em 29/08/2011 01:22:22
Gostei muito....principalmente porque estou lendo o texto no aniversario de campo grande e é preferivel não me estressar com a buraqueira que esta cidade....se eu fosse protestar estargaria este dia de festas, aleluia!
 
agricio araujo lima em 26/08/2011 09:29:26
Leio sempre sua coluna e cada vez me encanta as suas palavras sinceras, aprendo e me identifico com os seus pensamentos.
 
Rafael Vilalba em 26/08/2011 08:39:09
Aleluia!!! Amigo Luca maribondo, desta vez voce arrebentou, Aleluia!!!Aleluia!!! Parabens! ha! e só para não esquecer>ALELUIA!
 
Teresa lopes em 25/08/2011 11:25:16
Amei! Que profundidade!
Sou uma alienada, kkkkk
 
Neuci Augusta Fonseca em 25/08/2011 10:43:58
ALELUIA, AMEM DEUS TE ABENSOE, PELA SUA ITELIGENCIA
 
Vanir queiroz Corinthiano em 25/08/2011 05:58:35
Aleluia!!! Glória a DEUS!!! A confiança no Altíssimo é a segurança do vencedor!!
Parabéns!! Luca!!!! Que Deus te abençoe!!! Não se preocupar! Eis aí uma excelente receita!
"Tu conservarás em paz, cuja mente está firme em TI, porque ele confia em TI. Confia no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR DEUS é uma Rocha Eterna. Isaías 26.3,4.
 
Gil Antonio Vieira em 25/08/2011 01:47:43
Esse é o "velho" Luca de guerra!!! Aleluia!!!! Aleluia!!!
 
João Carlos Maciel em 24/08/2011 09:45:23
excelente coluna, parabéns!..e Aleluia.
 
Rafael Vieira em 24/08/2011 08:51:42
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions