ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Manoel Afonso

"O Governo é o problema!"

Manoel Afonso | 31/01/2014 13:40

ILUSÕES Em ano de eleições presidenciais aumentam as manifestações na mídia sobre o papel do Estado na vida do cidadão. Impressiona a parcela considerável que enxerga o Governo como o grande paizão, o provedor inesgotável.

EQUÍVOCO De todas a frases sobre a questão, a melhor vem de Ronald Reagan ao confessar: “ não espere que a solução venha do Governo. O Governo é que o problema”. Imagine se um presidente brasileiro teria coragem de reconhecer isso!

OBSERVE: No Brasil e demais países da America Latina, os governantes apresentam na teoria um Estado organizado e competente. Desta forma desobrigam a sociedade de pensar, aprimorar e buscar a participação efetiva de cada um no processo.

PATERNALISMO A acomodação nas classes sociais menos favorecidas é crescente. Seus integrantes – beneficiários dos programas sociais – cada vez mais crentes de que ao Estado cabe decidir ou zelar pelas suas vidas e futuro. Beleza pura!

PROBLEMAS Reagan não estava equivocado quando tornou pública sua opinião. O Estado gasta mal porque acostumou-se a arrecadar muito e o gerenciamento não tem a objetividade e o pragmatismo sempre presentes na iniciativa privada.

OBSERVEM: Qualquer governo sempre encontra ou inventa uma necessidade qualquer (um buraco) para gastar o dinheiro que recebe. Daí passa a falsa imagem de que estaria gastando criteriosamente, investindo em prol da população.

REFERÊNCIAS O pai é a bússola para os filhos. Aqui o Estado ‘paizão’ influencia também no comportamento de boa parte da população, que gasta muito e não poupa. Ambos se equivalem em termos de ‘dívida interna’. Ambos inconsequentes.

A PROPÓSITO Como priorizar gastos fantástico em Cuba com tantos pepinos aqui! Copa/Olimpíadas eram indispensáveis? No 6º lugar de IDH contra o 70º do Brasil, a Suécia abriu mão das Olimpíadas de Inverno em 2022. Errados eles?

CONCLUSÃO Ganhe quem ganhar, é preciso dar um basta ou repensar o papel do Estado, cada vez mais gordo, lento e paternalista. As reformas que FHC, Lula e Dilma não fizeram precisam ser realizadas. Ninguém aguenta mais tantos impostos.

ENCRUZILHADA Após passar pelo PDS, PTB, PL – no 5º mandato – por 10 anos presidindo a C.CJ.R e 8 anos a C.A.E.O o deputado Arroyo, caso não seja indicado ao TCE - poderá não disputar a reeleição. Quem o conhece diz: não é blefe.

DR. ODILON Um bom sujeito. Mas o tempo se encarregará de lapidá-lo como exige o cenário político e seus velhos atores. Também verá: tudo que tenha lido sobre a política ainda é muito pouco diante da realidade às vezes cruel, às vezes irônica.

PENSANDO BEM... O cargo de Secretário de Estado iria acrescentar-lhe o que em termos de conquista pessoal? No fundo, no fundo seria ‘xerife’ ao estilo Tuma? Se está querendo tranquilidade não pode errar ao escolher o caminho ou porta.

ESCUTAR... Políticos falam mais que ouvem. Acham que é o caminho para vencer. Conheço poucos que optaram por ouvir: José Ancelmo é um deles. Sua candidatura à AL é viável, em bases sólidas e com espaço disponível também no Bolsão.

PERFIL Conta muito. Nos cargos que ocupou Zé Ancelmo sempre agregou pela postura simples, relação fácil sem estrelismo. A opção pelo PSB é interessante e mostra seu olhar experiente na análise do nosso futuro quadro partidário.

PARTIDO A sua escolha conta muito. Já vimos muitos casos de candidatos com potencial, mas que acabaram prejudicados pela sigla/coligação. Partidos grandes, considerados pesados, são perigosos às pretensões de iniciantes.

DÚVIDAS Embora seja o melhor e único candidato do PT para disputar o governo, Delcídio sofre uma espécie de policiamento dentro do partido. Zeca e seus seguidores cobram necessidade de aval do diretório nas decisões do senador.

ESTRATÉGIA Zeca não quer perder o espaço no PT e bate na tecla: o vice do senador deve ser ligado aos movimentos sociais. Primeiro quer assegurar sua eleição e depois garantir a participação de seu grupo do PT num eventual futuro governo.

SINAIS: Primeiro foi a resistência interna ao convite do senador ao Giroto para ser o vice. Segundo foi no episódio do juiz Odilon, onde aliados de Zeca arrepiaram por conta das notórias divergências entre o magistrado e o ex-governador.

PORTANTO Nem tudo são flores no PT. Há preconceito com alianças/coligações com alguns partidos devido ao temor de se perder espaço. Mas aqui fica a pergunta: os votos seriam hoje por mérito pessoal e carisma de Delcídio ou ainda do PT?

DELCÍDIO Para alguns observadores, ele teria construído ao longo dos anos uma boa relação suprapartidária com lideranças; quebrou velhas resistências ao estigma petista. Em sua campanha pesariam mais sua pessoa e estilo do que o partido?

RISCOS Difícil dizer quem se elege no PT para a Câmara . Mas Vander e Biffi estão em vantagem pela atuação com suas emendas em dezenas de cidades. Zeca já percebeu e se não reverter logo com crescimento, poderá ficar fora inclusive.

DINAMISMO Na política nunca houve tanto. Quem está atento as manifestações na internet percebe a tendência. Portanto, candidato que dormir em cima de louros poderá ter uma desagradável surpresa. É preciso ficar ligado 24 horas por dia.

Como pode um presidente não ser um bom ator?” (Ronald Reagan)

Nos siga no Google Notícias