ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Manoel Afonso

Abril – só 14 dias de pouca ou nenhuma receita

Manoel Afonso | 28/04/2017 10:31

1-REFLEXÃO Mês de Abril – 10 dias de fim de semana, 3 dias de feriados e 1 de greve. Total: 14 dias de pouca ou nenhuma receita. Mas, no fim do mês o empregador tem que arcar com os 30 dias de salário. Como ter coragem de empreender neste país? Aí, brasileiros adiam os planos ou optam investir no Paraguai. Não é?

2-REFLEXÃO Por quais razões as centrais sindicais não convocam greve em protesto contra a corrupção descarada no país? Como dizia Roberto Campos: “Nossas esquerdas não gostam dos pobres. Gostam mesmo dos funcionários públicos, que gozam de estabilidade e pagam contribuição para a CUT.”

NO FUNDO é visível a marca do PT nesta greve com a finalidade de inviabilizar o governo que administra os escombros desta massa falida originária dos três mandatos petistas. Quem está desempregado (são 14 milhões) ou quer mostrar serviço dentro da empresa não compactua com isso. Já vimos esse filme.

O DESAFIO é viabilizar o país para o futuro governo mesmo com a Lava Jato e a incerteza reinando na economia. Mas no Congresso Nacional ignora-se a realidade e cada qual olha o próprio umbigo. O brasileiro de um modo geral está descrente das ações políticas e dos próprios políticos.

ALELUIA O fim do imposto sindical enfezou o pessoal que mama nas tetas dos 11 mil sindicatos dos empregados. A mamata ocorre também na classe patronal. Dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura, por exemplo, levam ‘vidão’, curtindo a maior mordomia em ‘defesa da classe’.

A PROPÓSITO Os sindicatos rurais fazem parte dos 5 mil sindicatos patronais vorazes em faturar – na maioria dos casos – em cima dos pequenos proprietários rurais. Se necessário, executam as dívidas, penhorando tratores, implementos e animais. Mas essa fonte há de secar.

“SERIA bacana se a turma que rejeita ‘in limine’ a proposta do governo apresentasse um projeto alternativo que pare em pé, mas não creio que isso ocorrerá. Sua motivação é mais política do que técnica. A dificuldade da sociedade em resolver um problema que no fundo é aritmético pode soar exasperante, mas faz parte das atribulações do jogo democrático.” ( Helio Schwartsman)

REGISTRO Nossos senadores Pedro Chaves (PSC), Simone Tebet (PMDB) e Waldemir Moka (PMDB) votaram contra o projeto de abuso de autoridade. Já na Câmara, só os deputados Dagoberto Nogueira (PDT), Vander Loubet (PT) e Zeca do PT votaram contra a reforma trabalhista. Contra a direção do PSB, a deputada Tereza Cristina votou a favor, o que lhe custou a perda da presidência do diretório estadual da sigla.

‘O DESENTERRADOR’ Essa denominação cai bem ao vereador Vinicius Siqueira (DEM), que investiga casos ‘cabeludos’ na prefeitura da Capital. O primeiro é sobre as permissões (de compadrio) de alvarás de táxi. Apenas o crime prescreve e o ato administrativo é sujeito a nulidade. Ora! Só 10 pessoas detém 15,5% das permissões. Com a CPI aprovada, a Câmara mostra que não quer decepcionar. Isso é bom.

O VEREADOR Vinicius lembra que seus eleitores são os indignados pela corrupção que foram às ruas protestar. Sem rabo preso, quer ir fundo em outros casos como dos super salários e das concessões de serviços públicos. A CPI do Táxi presidida pelo vereador será um bom teste para sua musculatura.

RETALIAÇÃO Naquela famosa gravação o senador Romero Jucá (PMDB-RR) pedia ao Sergio Machado (Transpetro) “um acordo nacional para estancar a sangria”. Lembra? Aí o Senado fez sua parte para frear a Lava Jato com o projeto de abuso de autoridade. Mais uma vez o ‘glorioso’ Senado legislou em causa própria. E reclamar pra quem? Ao baianinho pipoqueiro?

EM BAIXA O PT encolheu 27% no país ao não conseguir organizar chapa de 20 filiados para compor diretórios em 1.120 cidades. Um dos casos é Uberlândia, o 2º colégio eleitoral mineiro. O seu ex-prefeito petista que não obteve 10% dos votos nas últimas eleições tem a justificativa óbvia: “O povo está odiando o PT por causa dos escândalos da Lava Jato.”

ACABOU? Após o desastre de 2016, fala-se que uma das opções do PT para tentar eleger deputados em 2018 seria coligar com PP do ex-prefeito Bernal. Quanto a situação do deputado federal Zeca do PT, condenado no Tribunal de Justiça local, caiu na Lei da Ficha Limpa. Seria a mesma situação agoniante do deputado estadual João Grandão (PT) condenado pelo TRF de São Paulo no caso ‘Sanguesssuga’.

‘PESADELOS’ Após as delações na Lava Jato tem muita gente que não consegue dormir por esse país afora. O som da sirene dos bombeiros é confundido com o barulho das viaturas policiais. As imagens do ex-governador Sergio Cabral (PMDB-RJ) e a digna esposa, por exemplo, nas barras da justiça incomodam.

NA CADEIRA Vale esclarecer que a prefeita Hilda Machado, apesar do resultado desfavorável no Tribunal Regional Eleitoral, continua administrando Fátima do Sul. A lei permite esse direito até que o Tribunal Superior Eleitoral aprecie seu recurso cabível até três dias após a publicação do acórdão. Quando o TSE julgará o caso, ninguém sabe.

SURREALISTA a situação. O Ministério Público Estadual, que investiga a denúncia de ‘fraude do ponto’ de funcionários fantasmas envolvendo os deputados Paulo Corrêa (PR) e Felipe Orro (PSDB), bateu recentemente às portas da Assembleia Legislativa em busca de benefícios para o órgão e procuradores . Essa dependência não influenciaria na postura e decisões do MPE? Eu só queria entender.

ELEIÇÕES 2018 Quais dos oito deputados federais conseguirão conservar o mandato? Vários aspectos devem ser considerados numa avaliação inicial; desde a questão partidária até ao desempenho real dos mesmos. Dentre os possíveis postulantes, o advogado Fábio Trad (PTB) já é considerado um dos favoritos. Tem currículo.

A TECLA que se bate é repetitiva, mas sempre atual. O deputado federal serviria apenas como mero despachante à serviço das cidades e Estado junto aos Ministérios e órgãos federais? Só isso bastaria? Não é por acaso que a maioria deles que passaram pela Câmara não deixaram sua marca. O argumento da grande concorrência é relativo.

ALÍVIO Mais um mês. O governo estadual consegue pagar em dia os salários dos servidores. Há gente frustrada que torcia pela impontualidade e o caos, como ocorreu no governo Marcelo Miranda. Sabe como é: quanto pior melhor. Esse pessoal ‘do contra’ finge ignorar a situação do Rio de Janeiro. PT. Saudações.

PELA VIDA Tenho recebido notícias do estado de saúde do ex-governador Marcelo Miranda. O quadro seria estável, com ele submetendo-se às sessões de hemodiálise. Justifica-se o registro neste espaço pela figura humana dele e nossas relações desde a época do Mato Grosso uno.

“A gente sempre ficava no pé do Lula porque, no fundo, quem tinha metido a gente nesse enrosco era ele”. (Marcelo Odebrecht)

Nos siga no Google Notícias