A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


07/10/2011 10:00

Amplavisão

Manoel Afonso

‘HORA AGÁ’ Só após findo o prazo saberemos quem ganhou mais neste festival de troca troca partidário. Uma coisa é certa: pesou nas decisões a racionalidade contábil. Ninguém vestiu outra camisa por ideologia ou motivos afins.

Veja Mais
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
Pizzas, os políticos não abrem mão delas

LEMBRO A ‘Operação Giroto’ começa lá atrás com seu ingresso no PR. Lembra? André prometeu ao presidente Valdemar C. Neto que seu partido teria um deputado federal daqui. A promessa era boa e foi cumprida nas urnas.

O CAPÍTULO seguinte se deu na ida de Marisa para o TCE. A articulação de André presenteou o PR com um senador (Russo). Mais uma vez o partido ficou satisfeito com o governador, do qual seus deputados são aliados aqui na AL.

LONDRES percebeu o golpe do italiano, mas como se diz: ‘nessas horas é melhor deitar para não cair”. Afinal, a convivência com André tem rendido dividendos e a experiência ensina: a sombra do poder sempre dá bons frutos.

O DISCURSO do PR está afinado, sem ressentimentos. Mas é intrigante (e inteligente) o convite ( recusado) de Paulo Correia – ao Paulo Siufi – para se filiar ao PR. Em política as doces aparências nem sempre retratam a realidade. Não é?

ESPECULAÇÕES Já conhecidos os nomes que ‘brigam’ pelo posto de candidato a vice de Giroto. Não se decidirá isso da noite pro dia. As convenções acontecerão só entre 10 e 30 de junho de 2012. Até lá tanta coisa pode acontecer.

A OPOSIÇÃO está silenciosa, mas preocupada com os últimos lances. Claro que tentará tirar proveito até com alianças num eventual 2º turno. O problema do PT é a falta de renovação de nomes e o racha interno. Já esteve melhor.

‘BENVENUTO’ Sentindo o drama de ‘sem mandato’, Dagoberto segue o conselho de Schimidt: Se perder mais uma eleição, ‘bye...bye’. Aí, seus vizinhos já estariam se acostumando com suas aulas de canto em italiano.’Mamma mia!”

‘TUDO CERTO’ A nova fase de afagos nas relações PMDB-PDT tranqüiliza Loester no episódio de mudança de partido. Ele só tomou a decisão após consultar antes seus ‘guias e orixás’. É outro que anda falando bem o italiano.

‘PÉROLA’ Cemitério lotado - sepultamento do corpo do velho companheiro - o emocionado prefeito, após saudar a viúva, filhos e parentes do falecido mandou brasa: “...Quero saudar também meus conterrâneos e subterrâneos...”

PERDAS Perdemos mais um deputado estadual da Assembleia Constituinte de MS: Horácio Cerzózimo, que chegou a presidir o TCE por três vezes. Antes dele já haviam falecido: Rudel Trindade, Ramez Tebet e Zenóbio dos Santos.

ABRINDO AS PERNAS Após permitir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e isenção de impostos, derrubarão a meia entrada de idosos e estudantes na Copa, como quer a Fifa. Quanto a corrupção reinante, é melhor nem falar.

PENSANDO BEM... Muitos, por conveniência pessoal, confundem as obrigações dos poderes públicos. Neste rol estão os ‘dogueiros’ da capital, que insistem: é obrigação da prefeitura disponibilizar local para o exercício de suas atividades.

‘PERALÁ...’ Exceto o apoio político de vereadores, em que lei eles se baseiam para insistir nesta premissa? Comerciantes como quaisquer outros, querem transformar aquela mera permissão (na A. Pena) numa utópica concessão.

A PREFEITURA não pode se vergar a esse tipo de pressão, sob pena de abrir a porteira para outros pedidos ilegais. Os comerciantes estabelecidos, que pagam impostos, se sentem com uma bolinha vermelha na ponta do nariz.

PERGUNTO: quanto custa o m2 de um terreno para se abrir uma lanchonete na cobiçada Afonso Pena? Qual o investimento total? E mais: os moradores são obrigados a agüentar o cheiro de fritura e o barulho até raiar o dia?

A PROPÓSITO Na Europa acabou a mamata do Estado ser o provedor; o cidadão só tinha direitos, inclusive a baita aposentadoria em idade precoce. Apesar dos protestos, Governos desmamaram os ‘afilhados’. É o fim do paternalismo.

A RECEITA de ‘ensinar a pescar’ ignorada: o governo anuncia que tem aumentado a concessão do ‘Bolsa Família’. É sinal que o projeto não atingiu os objetivos. O pessoal quer continuar na moleza de ‘ganhar o peixe’. Desse jeito é fácil!

DO LEITOR: “A recente tragédia acendeu a luz amarela para os moradores de prédios na capital. O Corpo de Bombeiros dispõe de ‘escada Magiriuz’ para atingir o topo de um edifício de mais de 15 andares de altura?” Boa pergunta.

ESQUEMAS Vantagens financeiras de políticos nas emendas parlamentares sempre foram questionadas. Mas a denúncia do deputado Roque Barbieri (SP) aflora o debate. Difícil mesmo é provar. Esse pessoal costuma não deixar rabo.

UMA BOA! Tem gente apostando contra, mas essa CPI da Construção na AL pode revelar o ‘mundo subterrâneo’ de ilegalidades como ocorre nas carvoarias. Em ‘outros tempos’, o PT já estaria se mobilizando em passeatas. Agora...

GREVES! Bancos e Correios continuam sacaneando, embora sejam símbolos da lucratividade. O pessoal destas duas categorias faz ‘acrobacias’ para sobreviver com o ganho mensal. O leitor precisa levar isso em consideração. Certo?

‘Quanto maior a mentira, maior a chance dela ser acreditada”. (Hitler)

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



O camaleão, um conhecido réptil que conseguiu sobreviver por milenios, graças a sua peculiar defesa natural que lhe permite mudar as cores de sua pele, podendo assim, camuflar, fugindo ao perigo eminente, e, assim, preservando a vida. Assim, são os políticos, mudam de partido de acordo com suas conveniências pessoais, sepultando a essência ideológica que deveriam nortear a existencia dos estatuto
 
bene rodrigues costa em 13/10/2011 09:05:42
Caro Colunista:
Há contradições que não consigo entender sobres esses programas de transferência de renda(bolsa familia, vale renda, projovem, etc.) O Estado esta importando mão de obra para suprir as necessidades da construção civil e em outros setores da economia. Por que não convocar, sob pena de ser excluido dos prog., os beneficiários dos progr. pra
suprir as nec. de mão de obra?
 
jose roberto guarin em 12/10/2011 10:49:56
O cidadaõ comum para abrir uma pequena lanchonete em um bairro distante do centro,a prefeitura exige tanta coisa ,banheiro feminino e masculino alvará diso daquilo deops,vigilançia sanitaria etc ,local de manipulação de lanche azulejado etc.
Estes doqueiros naõ tem nada disto e querem ditar as regras. DE LEVE
 
Messias Neves em 09/10/2011 02:48:28
todos os envolvidos ganham com os troca-trocas; lógico há excessão: os contribuintes que pagam n vezes.
todos tem direito às bolsas; o que não pode é retirá-las se o cidadão conseguir um emprego.
prara certas coisa não precisa de provas; por ex: pobre e preto vai preso mesmo; agora rico, político mesmo com imagens continuam inocentes.
 
oswaldo rodrigues em 07/10/2011 05:54:33
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions