A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


08/06/2012 11:11

Amplavisão

Manoel Afonso

NOVO FORUM A escolha do Parque dos Poderes não irá elitizar a justiça? Por que não aproveitar melhor o prédio atual transferindo só a sua parte administrativa? O custo da obra será compatível com os anunciados benefícios sociais?

Veja Mais
Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
Pizzas, os políticos não abrem mão delas

QUESTÕES Muitas pessoas terão dificuldades de locomoção/acesso; mãe pobre, o deficiente físico em busca de pensão alimentícia ou outro benefício. Acho que o caso deveria ser amplamente debatido por toda a sociedade. Não é?

SILÊNCIO Na Câmara e AL não ouvi uma só palavra sobre o assunto. Seria

porque os ’legisladores’ não serão penalizados com as dificuldades citadas no tópico anterior? Athayde Nery e Marcos Trad são advogados. Portanto...

O PARQUE dos Poderes foi criado para ser o centro político/administrativo e não para o atendimento ao público. Inconcebível também a transferência das zonas eleitorais para o Parque dos Poderes, dificultando a vida da população.

INSISTO Imagine a dificuldade de uma pessoa humilde e idosa - moradora lá do ‘Buritis’ - para chegar ao Parque dos Poderes. Terá que atravessar a cidade, uma epopeia no sistema de transporte público. Já imaginaram o drama?

O DETRAN é um exemplo atual. A localização na saída para Rochedo não atendeu as necessidades. Prova disso é que criaram outras agências do órgão aqui no centro. Lá tudo é muito difícil, principalmente com esse trânsito maluco.

O ASSUNTO toca fundo na vida da capital, vai muito além da ótica forense, envolve a questão da mobilidade inclusive. Precisa ser melhor discutido, com o envolvimento dos poderes públicos e entidades, inclusive a OAB. Questão de lógica.

‘ESTRANHO’ Outros assuntos tem merecido na mídia espaços maiores que sua

importância. Ora! O fórum é apenas um apêndice da justiça para atender ao povo. Não é órgão administrativo que mereça espaço no distante Parque.

ENFIM...Tocamos no assunto, que deve ser debatido sob a ótica social/administrativa. Afinal, o dinheiro para essa obra virá do contribuinte, embora não tenha sido anunciada a fonte dos enormes recursos que serão utilizados nela.

CORUMBÁ O caldo vai engrossando a medida que novos fatos vão sendo apurados. Convenhamos: as declarações do prefeito Ruiter são tímidas, falta-lhe a imprescindível e natural indignação. ‘Britânico’ demais para a quente Corumbá.

NA OPOSIÇÃO o PT é o melhor dos estilingues; no poder não admite ser alvo de questionamentos. A pergunta: por que levaram petistas da capital para Corumbá? Não havia gente competente da cidade para atuar na prefeitura?

‘DOSE’ Não será nada fácil aguentar o noticiário a partir de 1º agosto. Só vai dar o Mensalão, concorrente do horário gratuito eleitoral. Mas não se pode garantir que a decisão saia no prazo previsto. Tudo pode acontecer neste país.

INDAGAÇÕES: Eventuais condenações repercutirão nas urnas? Como Lula e Dilma se comportarão ao longo desta guerra? Os adversários do PT saberão tirar proveito da situação? Os petistas vão contra-atacar na CPI Cachoeira?

ANTONIO JOÃO Não apareceu no programa nacional da TV do PSD. A explicação é simples: além de não ter mandato, não filiou gente de prestígio ou com mandato de peso. Aqui o PSD continua desmilinguido, quase na UTI.

OAB-ELEIÇÕES Nos out doors da capital a guerra já começou. Neles a explícita referência da relação entre o ex-desembargador Rêmulo Letteriello, o advogado Paulo Tadeu e o pré-candidato Bito. Como se diz: vai faltar sabão!

RUY BARBOSA: A imprensa é o meio de correspondência entre o Congresso/ nação. Eliminada, está decretada a asfixia, sequestrada a representação nacional, condenada a nação a atmosfera de calabouço. Sem ela expira o governo do povo.

DÚVIDAS A proibição do arrendamento de horário no rádio e TV. visa exatamente o que? Quer moralizar o setor ou proteger ‘gente amiga’ do Planalto, como Edyr Macedo e ferrar a Bandeirantes, que é mais independente politicamente?

DETALHES Além da bancada evangélica, existem muitos parlamentares ligados ao setor de comunicações que explora a venda de produtos pela TV. A questão é muito mais complexa: envolve muita grana e interesses eleitorais.

A JOGADA - A PEC extinguindo o voto secreto nas cassações de mandato deixaria os parlamentares de saia justa, que não compareceriam ao ‘Dia D’. Continuando o voto secreto eles estariam protegidos para votar como quiserem.

VOTO SECRETO É um direito – não obrigação - assegurado (Art. 14 da C.F) aos eleitores, extensivo aos detentores de mandatos parlamentares. Implica inclusive em segurança pessoal, pois a privacidade assegura independência.

MEMÓRIA Foi secreto o voto do impeachment de Collor em 1992 e de Zé Dirceu em 2005. Também lá atrás, em 1955, a Câmara decretou o impeachment por voto secreto de Carlos Luz e Café Filho para garantir a posse de JK.

FOLCLORE Getúlio nomeou um amigo para a alfândega e avisou: “me avise quando quiserem te corromper.” Semanas depois recebeu um bilhete: “Presidente, por favor me demita; os homens estão chegando pertinho do meu preço.”

“Defendo sempre a expulsão sumária”. (Senador Demóstenes – antes do episódio)

Corporativismo político sem limites, segue a avacalhação
DESAFIO Se o presidente Michel Temer (PMDB) não vetar, caso o Senado aprove o projeto bizarro da Câmara, o país irá culpá-lo e perderá o apoio das ru...
Pizzas, os políticos não abrem mão delas
NÁUFRAGO Culpando a TV Globo e o juiz federal Sergio Moro, o ex-deputado Antonio Carlos Biffi (PT) tentou no saguão da Assembleia Legislativa justifi...
Invasores das escolas, a nova aposta do PT
LUZ AMARELA Os casos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com as finanças em colapso, estão sendo considerados pelo governador de Mato Grosso do Su...
Junior Mochi, ponto de equilíbrio na Assembleia
NOSTRADAMUS Não tenho seu dom, mas prevejo: o país de 2018 será outro. As delações premiadas da Odebrecht e Andrade Gutierrez cairão como meteorito n...



Já que o fórum de Campo Grande precisa ser ampliado para a criação de mais varas para melhor atender a população e considerando que a parte administrativa limita-se a poucas salas, nao havendo, portanto, como a atual estrutura abrigar as varas futuras, qual seria, na sua opinião Manoel Afonso, o local para a construção do novo prédio do fórum?
 
Augusto César Estigarribia Recalde em 13/06/2012 12:12:51
O aquário milionário e seu mega estacionamento já vai ocupar grande parte do Parque das Nações Indigenas. Agora mais uma grande obra no parque dos poderes, vai chegar o momento que não vai haver mais mata nativa naquele local!
É preciso tombar o parque dos poderes e não deixar mais abrir espaços para construções, estacionamentos e anexos!
 
Áureo Torres em 11/06/2012 04:01:01

Tenham certeza, onde for localizado o prédio será suntuoso e dos mais caros. Como todo mundo sabe e ninguém toma providências, hoje os tribunais tem estrutura própria para construção de prédios. (um dos poucos caminhos e o mais sofisticado para os vinte por cento). Agora quanto ao atendimento á população pode ter certeza, deve piorar e muito. De toda maneira, esta de parabéns pela sua iniciativa
 
antonio pereira em 10/06/2012 11:30:28
O PODER JUDICIÁRIO PRECISA SE ESCONDER PORQUE É TÃO PODRE E CORRUPTO QUANTO AOS DEMAIS PODERES.
 
FLAVIO SANCHES em 10/06/2012 08:44:17
Parabéns pelo lembrete forum no parque dos poderes,como uma pessoa pobre irá sair lá dos recanto jardim los angeles para ir ao forum,que só funciona no periodo da tarde ,e outros descastes para a populaçaõ pobre, é a justiça afastando do povo.,abraçe esta campanha ,Snrº Manoel Afonso, forum junto ao povo naõ ao parque dos poderes.
 
Messias Neves em 10/06/2012 08:33:00
Só uma correção. O processo de votação do impeachment do Collor foi por meio de votação aberta, lá na Câmara dos Deputados.
 
Rodrigo F. Madureira de Pinho em 10/06/2012 02:24:31
Voce esta de parabens! Cada dia voce pisa mais nos calos do corruptos
 
Paulo Rodi em 09/06/2012 11:02:03
Questionei justamente isso sobre o TJ. Como assim vai lááááá para o Pq dos Poderes? Já é uma dificuldade imensa para as pessoas irem até ali, no Centro da Capital, onde praticamente TODOS as linhas de coletivos passam.

As zonas eleitorais foi outra grande burrada. É uma dificuldade imensa para o público chegar, sem horários de ônibus e acesso ruim.
Vamos acompanhar!
 
Liziane Berrocal em 09/06/2012 09:05:55
a justiça já esta distante do povo comum, e ainda querem mandar para mais longe ainda.
e para ninguem reclamar seus direitos.
 
haroldo rodrigues em 09/06/2012 08:54:48
Esse Manoel sempre contra o PT, ele deve ser desavisado, pois Ruiter é de Corumbá e sempre foi petista, vê - se informa melhor. É difícil ler uma coluna de um jornalista sempre desinformado e somente com uma visão, vê se aprende e torne-se imparcial.
 
Roberto Domingos em 08/06/2012 09:04:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions